
Do ATUAL
MANAUS — A companhia amazonense Buia Teatro lança o projeto “Buia Ocupa” para reunir artistas e incentivar as artes cênicas. A iniciativa ocorre às vésperas do Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. O novo espaço funciona na sede da companhia, na Rua Dona Libania, nº 300, Centro de Manaus.
“Acreditamos que, ao abrir nossas portas para novas companhias, fortalecemos o teatro como um todo”, diz Tércio Silva, um dos fundadores da ‘Buia’ em parceria com a atriz Maria Hagge.
No local ocorreram encenações do Festival de Teatro da Amazônia, Festival Altamente Recomendável à Infância (Festari), Grupo Garagem, Grupo Jurubebas, Processo Natimorto, Associação Art&Brasil e Menina Miúda Produções.
“Com o novo projeto, queremos dar um passo além, estruturando melhor o processo de ocupação, ampliando a visibilidade dos espetáculos e criando novas oportunidades de intercâmbio artístico. Queremos expandir essa trajetória, abrindo espaço para novos espetáculos e consolidando nossa sede como um polo vibrante de criação e encontro artístico”, diz Tércio.
O Buia Ocupa possibilitará espetáculos com temporadas estendidas e pretende incentivar o intercâmbio entre artistas para fortalecer a profissionalização do setor e estimular a formação de plateia. A proposta é que o teatro amazonense tenha cada vez mais visibilidade e alcance.
Maria Hagge disse que os grupos teatrais devem acompanhar as chamadas públicas que serão divulgadas nas redes sociais. “O processo será simples: preencher um formulário, apresentar a proposta do espetáculo e, caso selecionado, alinhar os detalhes técnicos e operacionais conosco”.
O Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Mundial do Teatro (ITI), no âmbito da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).