Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – A Copa do Mundo do Qatar começa domingo (20) com uma única partida: Qatar x Equador. O país sede, sem tradição no futebol, usou seu poderio financeiro para estrear no Mundial. Reformou o Estádio Kalifa International e construiu outros sete, além de uma cidade. Sim, uma cidade. Lusail foi erguida para abrigar torcedores, jogadores e comerciantes.
No Estádio de Lusail, o Brasil, única seleção presente em todas as 22 edições do Mundial, estreará na quinta-feira (24) contra a Sérvia. A partida começa às 15h [de Manaus]. Será o segundo jogo no local, que antes, no dia 22, uma terça-feira, receberá Argentina e Arábia Saudita.
O adversário do Brasil na segunda rodada, no dia 28 (uma segunda-feira), será a Suíça, a partir das 12h (Manaus). A partida será no Estádio 974, em Doha, capital do Qatar. O local leva esse nome por dois motivos: 974 é o código internacional telefônico do pais e foi construido com 974 containerês. Após o Mundial, será desmontado.
A despedida da seleção na primeira fase será dia 2 de dezembro (uma sexta-feira) contra Camarões, às 15h. Para esse confronto o Brasil retorna a Lusail.
A partir da segunda fase os jogos são eliminatórios: quem vencer avança no Mundial; quem perder, volta para casa.
Se o Brasil passar da primeira fase como melhor do Grupo G, vai jogar jogar novamente no Estádio 974, em Doha, às 15h (Manaus), dia 5 de dezembro. O adversário será o segundo colocado do Grupo H, composto por Coréia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai.
Na hipótese de ser o segundo colocado na primeira fase, o confronto será dia 6 de dezembro, em Lusail, às 15h de Manaus.
O Qatar é considerado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) o país mais rico do mundo.