Da Redação, com Ascom Abraciclo
MANAUS – Em março, as fabricantes de motocicletas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) produziram 101.425 unidades, volume 10,8% superior ao registrado no mesmo mês de 2019 (91.535 unidades) e 7,4% maior que fevereiro do presente ano (94.442 unidades).
Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o primeiro trimestre do ano apresentou crescimento de 7%, com 296.159 motocicletas produzidas, em comparação com as 276.760 unidades fabricadas em igual período de 2019.
“O setor começou o mês de março com forte atividade industrial, porém, para preservar a segurança dos colaboradores e cumprir as determinações das autoridades governamentais e de saúde, cerca de 60% das empresas associadas à Abraciclo do segmento de motocicletas anunciaram paralisações temporárias da produção de suas fábricas em Manaus, em função dos impactos da pandemia do coronavírus (covid-19). As paralisações ocorrem em períodos variados, começando em 30 de março e se estendendo até 5 de maio”, relata Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
A entidade informa que a perspectiva de baixa atividade comercial devido às ações preventivas de confinamento da população em suas residências também foi um fator considerado para a decisão de suspensão temporária da produção. “Os resultados serão sentidos no balanço do mês de abril”, analisa Marcos Fermanian.
Em março, as fábricas repassaram para as concessionárias – em operações de atacado – 92.900 motocicletas, volume que representa uma retração de 0,8% na comparação com o mesmo mês de 2019 (93.605 unidades) e de 0,9% em relação a fevereiro do presente ano (93.757 unidades).
As vendas no atacado no primeiro trimestre somaram 277.402 unidades, correspondendo a uma alta de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2019 (270.724 unidades).
Categoria
A Street foi a categoria mais comercializada no atacado em março, com 46.902 unidades, volume 2,7% superior ao registrado no mesmo mês de 2019 (45.688 unidades), e 2,5% menor na comparação com fevereiro do presente ano (48.096 unidades).
No segundo lugar do ranking ficou a Trail com 18.099 unidades, aumento de 2% ante as 17.736 motocicletas comercializadas em março de 2019 e de 9,5% em relação a fevereiro do presente ano (16.531 unidades).
A Motoneta veio na sequência com 14.107 unidades, significando uma queda de 2,5% na comparação com as 14.462 unidades registradas em março de 2019, e de 2% em relação ao mês anterior (14.399 unidades). Em quarto lugar, ficou a Scooter com 8.104 unidades, volume 17,5% menor ante as 9.822 unidades vendidas no mesmo mês de 2019 e 0,8% menor na comparação com fevereiro do presente ano (8.170 unidades).
Emplacamentos
De acordo com levantamento do Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores) analisado pela Abraciclo, em março foram licenciadas 75.372 motocicletas, volume 10,1% inferior ante as 83.798 unidades emplacadas no mesmo mês de 2019 e 5,6% menor na comparação com fevereiro do presente ano (79.812 unidades).
Ainda de acordo com a análise dos dados do Renavam, março fechou com média diária de vendas de 3.426 unidades, em 22 dias úteis. É importante considerar, no entanto, que alguns Detran’s não estavam operando plenamente, prejudicando a comparação com outros meses. Pelos números disponíveis, isto significou a menor média diária de vendas de um mês de março desde 2004 (3.491 unidades/dia). Na comparação com o março do ano passado, que registrou 19 dias úteis, a queda foi de 22,3% (4.410 unidades/dia) e em relação a fevereiro do presente ano, com 18 dias úteis, o recuo foi de 22,7% (4.434 unidades/dia).
No primeiro trimestre, as vendas no varejo somaram 246.848 unidades, volume 4,6% inferior ao alcançado no mesmo período do ano passado (258.652 unidades).