O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Primeiro supersônico fabricado no Brasil voa pela primeira vez

25 de março de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Presidente Lula acompanha voo de caça Gripen fabricado no Brasil: primeiro supersônico brasileiro (IMagem: X/Reprodução)
Presidente Lula acompanha voo de caça Gripen fabricado no Brasil: primeiro supersônico brasileiro (IMagem: X/Reprodução)
Por Elisa Calmon, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A primeira aeronave supersônica fabricada no Brasil foi apresentada na manhã desta quarta-feira (25) no aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Esse é o primeiro de 15 caças Gripen que serão produzidos no país por meio de parceria entre a sueca Saab e a fabricante brasileira de aviões.

Na cerimônia, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, “batizaram” o F-39E. Contudo, o petista não discursou durante o evento.

Em fala breve, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elogiou a indústria de defesa brasileira e disse que ela é “um seguro para a soberania nacional e a vanguarda do desenvolvimento industrial”.

O contrato, assinado há mais de uma década, prevê a aquisição de 36 aeronaves pela FAB (Força Aérea Brasileira). Desde 2020, foram entregues 12 unidades, incluindo a desta quarta-feira.

A linha de produção do Gripen no País, única fora da Suécia, foi inaugurada em maio de 2023 nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, voltada principalmente para produção de aviões militares.

O caça Gripen E pode atingir até 2.470 km/h (Mach 2), equivalente a duas vezes a velocidade do som. O modelo é composto por mais de 22,5 mil itens, somando 15,2 metros de comprimento e 8,6 metros de envergadura.

O processo de aquisição do avião supersônico pela FAB teve início ainda no primeiro mandato de Lula na Presidência da República e a Saab foi anunciada vencedora em 2013.

A efetivação da operação, avaliada em US$ 4 bilhões à época, ocorreu dois anos depois, durante a gestão Dilma Rousseff, após a assinatura do contrato de financiamento.

Além da Saab, participaram da concorrência a norte-americana Boeing e a francesa Dassault. A empresa sueca venceu a licitação do programa F-X2, voltado à renovação da frota de caças da FAB, ao oferecer transferência de tecnologia e capacitação industrial no Brasil.

No âmbito do projeto, a Saab treinou mais de 350 profissionais brasileiros, entre técnicos, engenheiros e pilotos. Além da Embraer, empresas como Akaer, Atech e AEL Sistemas participam do programa. A fabricante sueca fez ainda investimentos em uma planta própria em São Bernardo do Campo (SP), onde mantém a fábrica de aeroestruturas do Gripen, inaugurada em 2018.

O presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, classificou a apresentação do F-39E Gripen como um marco histórico, com destaque para a parceria entre os dois países. “Agora o Brasil faz parte do seleto grupo de países capaz de produzir essa aeronave, mostrando capacidade, dedicação e excelência técnica, assim como a liderança da Embraer no segmento”, disse.

A unidade da Embraer em Gavião Peixoto concentra etapas centrais do programa no País, incluindo a linha de produção, testes em voo e desenvolvimento. Em dezembro de 2025, foram concluídas as fases previstas de transferência de tecnologia nessas áreas.

A linha de produção da Saab no Brasil também pode atender a outros mercados, segundo o CEO da Embraer.

“A unidade de Gavião Peixoto está plenamente preparada para fabricar Gripen e exportar para novos mercados. Vemos oportunidades na Colômbia e em outros países”, afirmou o executivo durante a cerimônia de apresentação.

No fim de 2025, a empresa anunciou um acordo com o governo da Colômbia para o fornecimento de 17 caças Gripen E/F, em contrato estimado em € 3,1 bilhões, com entregas previstas entre 2026 e 2032.

Diversos ministros estiveram presentes no evento de lançamento. Além de Alckmin, participaram também o ministro da Defesa, José Múcio, e o de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assim como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Veja o vídeo em que o presiudente Lula acompanha o voo do Gripen.

Notícias relacionadas

Aluguel de curta duração em condomínios precisa de autorização dos moradores

Programas sociais representam só 8,5% da renda das famílias no AM

Pesquisa busca identificar violência contra a mulher nas polícias

Motociclistas sem capacete lideram infrações no trânsito em Manaus

Inmet alerta sobre tempestade no Amazonas até a noite de terça

Assuntos Embraer, gripen, voo
Cleber Oliveira 25 de março de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Justiça derruba liminar que suspendia venda da Embraer para a Boeing (Foto: Antônio Milena/ Agência Brasil)
Negócios

Embraer registra recorde em pedidos de aeronaves para 2026

28 de abril de 2026
Embraer vai vender 100 unidades do jato Phenom 300E (Foto: Embraer/Divulgação)
Negócios

Phenom 300, da Embraer, lidera mercado mundial pelo 14º ano consecutivo

18 de fevereiro de 2026
Aviões da Rutaca Airlines farão voo de Manaus direto para Caracas (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Manaus terá voo direto para Caracas a partir de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
O eVtol será fabricado pela Embraer em Taubaté (Foto: Embraer/Divulgação)
Negócios

Eve venderá dois eVTOL à empresa de transporte aéreo do Japão

4 de fevereiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?