Do ATUAL
MANAUS – Após 76 dias de restrição na navegação no Rio Negro devido à seca, o primeiro navio de carga de grande porte chegará a Manaus nesta terça-feira (26). A atracação será no Porto Chibatão, na zona sul da capital, informou a empresa.
O navio Mercosul Suape, de bandeira do Brasil, está com meia carga e deve atracar às 18h. O serviço de descarga está previsto para começar às 20h. Outro navio, o Log-In Jacarandá, também de bandeira brasileira, deve atracar às 23h do mesmo dia. Juntos, os navios movimentarão 2.080 contêineres com cargas de componentes e peças para indústrias do Polo Industrial de Manaus e produtos para o comércio.
O Porto Chibatão considera as chegadas como “retomada do fluxo logístico” para Manaus. Desde o dia 9 de setembro o Chibatão e o Superterminais estavam operando no porto provisório de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus), até onde os navios podiam navegar devido à seca do Rio Negro. No terminal de Itacoatiara a carga era transferida para balsas que navegavam até Manaus.
Segundo a SGB (Serviço Geológico do Brasil), o nível do Rio Negro sobe, em média, 18 cm por dia. Nesta segunda-feira (25), a profundidade na orla de Manaus é 14,25 metros.