
Do ATUAL
MANAUS – A Prefeitura de Manaus retirou 4.500 toneladas de lixos das ruas de Manaus no mês de julho. Segundo a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana), foram combatidos 1.218 pontos de descarte irregular em todas as zonas da cidade. Os resíduos foram destinados corretamente ao Aterro Sanitário Municipal.
A Semulsp informou que de 1° a 15 de julho, foram eliminadas 456 lixeiras clandestinas, somando 1.200 toneladas de lixo. Na segunda quinzena, foram combatidos 726 pontos e 3.300 toneladas recolhidas. Com isso, 45 bairros foram atendidos durante o mês.
“Esses números […] mostram a gravidade do descarte incorreto. O lixo nas ruas traz prejuízos à cidade e à população, porque, além de atrair vetores de doenças, é carregado pelas chuvas para os igarapés e para o rio Negro, aumentando a poluição das nossas águas”, disse o secretário Sabá Reis.
No conjunto Viver Melhor, José Ferreira, de 72 anos, lamentou que algumas pessoas de outros bairros descartem lixo na região durante a noite. “Tem moradores de fora que vêm de madrugada e deixam sacos aqui, como se nosso bairro fosse lixeira. Isso precisa acabar”, disse.
A Semulsp orienta que a população utilize serviços gratuitos, como a coleta agendada de grandes objetos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descartar o lixo não orgânico.
