
Do ATUAL
MANAUS – Dez mil pneus descartados irregularmente nas ruas, igarapés e terrenos baldios foram recolhidos pela Prefeitura de Manaus em setembro. Na última sexta-feira (10), oito empresas foram autuadas por não comprovarem a destinação correta dos pneus.
“O número de pneus retirados mostra que o descarte irregular ainda é grande. Precisamos da colaboração de todos — empresas, comerciantes e população — para que esse material tenha o destino correto”, disse o secretário da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), Sabá Reis.
A Prefeitura de Manaus alertou que as empresas que vendem ou trocam pneus devem encaminhar o material usado a locais licenciados para reciclagem, ou coprocessamento, evitando impacto como alagamentos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a prefeitura, o material recolhido pela Semulsp é encaminhado à Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 pelos fabricantes de pneus novos no Brasil. O programa é reconhecido pelo Ibama e responsável por gerenciar a coleta e destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis em todo o país.
Após a triagem, o material é encaminhado para processamento em cimenteiras e indústrias especializadas, sendo reaproveitado como combustível alternativo ou transformado em produtos reciclados, como pisos, tapetes e solados de calçados.
A população pode colaborar acionando o Disk Semulsp, pelo WhatsApp (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738, sempre que identificar pontos de descarte irregular.