
Da Redação
Manaus – A Prefeitura de Itacoatiara inaugurou nesta quarta-feira, 12, o hospital de retaguarda José Resk, que vai reforçar o atendimento aos pacientes de Covid-19. A unidade básica de saúde foi totalmente adaptada para funcionar como hospital de retaguarda e dar suporte à rede de atenção especializada do município.
O hospital conta com sala de emergência, raio x, laboratório e começará a operar com 14 leitos, mas com capacidade de expandir para 24.
A unidade vai atuar com atendimento de pacientes de risco moderado, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros. Por isso, se os sintomas de Covid-19 se manifestarem, o recomendado é que se procure a UBS mais próxima, que enviará o paciente para o hospital de retaguarda José Resk, caso haja necessidade de cuidados mais específicos. Se agravar, ele é encaminhado para o Hospital José Mendes.
O prefeito Antonio Peixoto fez parceria com a Samel para viabilizar o novo hospital.
“Nossos agradecimentos à direção da Samel, pelo pioneirismo no combate dessa pandemia no estado e pela ajuda com o treinamento de quatro fisioterapeutas do município para uso dos monitores e cápsulas”, disse Peixoto.
O hospital de retaguarda José Resk funcionará 24 horas e está localizado na Avenida Parque, Centro, onde era o antigo Sesp.
Conforme o último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Itacoatiara chegou a 290 casos confirmados de Covid-19 e 33 óbitos.