
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito David Almeida anunciou, nesta quinta-feira (3), que irá enviar para a Câmara Municipal de Manaus projeto de lei que institui gratificação de 25% no salário dos guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal e a criação da Polícia Municipal de Manaus. O anúncio ocorreu na solenidade de formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu.
A alteração na prerrogativa da Guarda Municipal foi aprovada pelo Senado Federal. Segundo o prefeito, a capital amazonense terá dois formatos de corporação: a atual Guarda Municipal, com atuação patrimonial, e a nova Polícia Municipal com atribuições operacionais e armadas.
“Nós vamos ocupar o espaço que nos cabe na segurança pública. A Polícia Municipal de Manaus será realidade. Não estamos aqui para substituir nenhuma força, mas para somar. A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas é missão de todos e a prefeitura vai seguir contribuindo com firmeza”, disse David Almeida.
O prefeito citou que foram contratados 250 agentes aprovados no primeiro concurso público da Guarda Municipal e confirmou o início do curso de formação de mais 150 aprovados da reserva para o dia 19 de agosto. Até o fim do ano, o efetivo contará com 450 agentes armados, número que deverá chegar a quase mil profissionais.
“Ano que vem vamos realizar um novo concurso para mais 550 policiais municipais. Estamos estruturando uma força robusta, qualificada e equipada. A Guarda existe há 75 anos e só agora, com nossa gestão, conquistou esse protagonismo”, afirmou o prefeito.
Na evento foram entregues cinco novas viaturas da Romu, sendo quatro blindadas, para uso em serviço de vigilância nos terminais de ônibus.