
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quarta-feira (12), que o sistema de reconhecimento facial para identificação de pessoas procuradas pela Justiça e desaparecidas será implantado na capital com parceria de empresas e moradores. O controle será pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC). A proposta é utilizar câmeras de segurança de condomínios, comércios e estabelecimentos para ampliar a rede de monitoramento.
Nesta terça-feira (12) a prefeitura enviou pedido à Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, para acesso ao Banco de Dados de Procurados.
“Nós estamos implementando em Manaus câmeras de reconhecimento facial. Vamos cercar o Centro da cidade, nas unidades de saúde, nas escolas, nos terminais de ônibus e dentro dos transportes coletivos. Assim, nós estaremos dando essa contribuição para a segurança pública”, disse o prefeito.
David Almeida disse que haverá mecanismos de controle e níveis elevados de confiabilidade para abordagem de suspeitos, minimizando falhas e prevenindo possíveis injustiças.
A tecnologia de reconhecimento facial funciona por meio da análise de características físicas únicas dos indivíduos, permitindo a rápida identificação de pessoas de interesse das autoridades.
Para evitar abusos e discriminação, o prefeito disse que os agentes públicos envolvidos no projeto serão treinados para abordagem ética e responsável. Os dados coletados pelo sistema serão armazenados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que as informações dos cidadãos sejam utilizadas de forma segura e transparente.