Da Redação
MANAUS – Portadores de deficiência podem usar o transporte intermunicipal entre Manacapuru (a 86 quilômetros de Manaus) e a capital gratuitamente. A isenção tarifária ou o desconto será estendido ao acompanhante nas hipóteses em que o laudo médico e da equipe multidisciplinar da Seped (Secretaria de Estado dos Direito da Pessoa Com Deficiência) reconheça a necessidade da viagem nessas condições.
Para facilitar a identificação, o beneficiário utilizará o ‘Passe Legal Intermunicipal’, que será emitido pela Arsam (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas) e vale apenas para duas vagas nos ônibus. Não havendo poltronas disponíveis nesse critério, as empresas oferecerão passagem com 50% de desconto.
Para fazer uso da gratuidade prevista na Resolução nº 008/2018, deve ser solicitado um único bilhete de viagem nos pontos de vendas das próprias empresas com a antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. A resolução também prevê os locais de embarque e desembarque intermediários, que devem ter infraestrutura adequada, segura e de melhor acesso.