AMAZONAS ATUAL
segunda-feira, 18 janeiro, 2021
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados


Inicial Follow Up

‘Politizar a atividade científica está causando danos irreparáveis ao Brasil’, diz Marcus Lacerda

10 de junho de 2020
no Follow Up
1
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE
Marcus Lacerda, infectologista e pesquisador da Fundação de Medicina Tropical (Foto: Divulgação)

“O debate sobre a eficácia da cloroquina ou hidroxicloroquina para combater a Covid-19 não pode ser meramente político. Isso é uma questão científica com implicações na vida das pessoas. E dá uma exata medida dos danos que a mistura entre ciência e política partidária pode provocar na vida social, de um Brasil rachado pelo discurso do ódio entre grupos políticos e flagelado pela pandemia. Por isso, procuramos Marcus Lacerda, um cientista que reúne pesquisa com vivência de UTI e é um dos infectologistas mais respeitados do país. Confira!”

1. FOLLOW-UP: As redes sociais se locupletam da demagogia do ódio, que tem colocado os brasileiros em conflito permanente, prestando mais um péssimo serviço ao interesse público: politizar a ciência e as iniciativas corajosas para combater a pandemia. Como você enxerga a questão?

MARCUS LACERDA: A pandemia no Brasil chegou em péssimo momento, em que a política começava a se organizar para as eleições municipais de 2020, que são na verdade uma prévia de acordos estabelecidos para as eleições majoritárias de 2022, para governadores e presidente. Com a clara perspectiva de recessão econômica, atuais líderes se viram diante de decisões muito complexas, com clara repercussão em suas carreiras. As decisões frente a uma crise podem destruir ou projetar a carreira de um político. Doenças infecciosas sempre interferiram na política. Como exemplo disso, no Brasil, o ex-ministro da Saúde José Serra fez um excelente trabalho na pasta, e se candidatou à presidência da República. Uma epidemia de dengue expôs as fragilidades da saúde e ele não se elegeu. É conhecido na literatura científica como o ‘Presidengue’. Num país já dividido politicamente, a pandemia de Covid-19 apenas contribuiu para exacerbar conflitos ideológicos. A forte e tradicional ligação da ciência brasileira com a esquerda também não ajudou, dando a impressão de que cientistas estavam ajudando a disseminar o caos e contradizendo recomendações de governo. É uma grande pena para o Brasil.

2. FUP: No início de março passado, a Novartis, empresa suíça das mais respeitadas pelo mundo científico, anunciou a doação de 130 milhões de doses de hidroxicloroquina para combater a Covid-19.  Existe alguma relação dessa notícia com sua pesquisa em Manaus?

ML: Desde o momento em que se aventou a possibilidade de ação da cloroquina e da hidroxicloroquina contra o novo coronavírus, houve rápido movimento para dar acesso a essas medicações a todos os acometidos pela doença. Isso não anteviu qualquer estratégia de se avaliar a segurança da medicação no contexto da nova doença. Ou seja, passou-se de uma fase de laboratório diretamente para o uso maciço da medicação, o que não é, de maneira alguma, justificável, mesmo em tempos de crise. A cloroquina tem boa segurança em pacientes com malária e com doenças reumáticas, nas doses recomendadas que constam em bula. Para Covid-19, as doses precisam mesmo ser maiores, de acordo com os estudos de laboratório, além disso, os pacientes mais acometidos são pessoas acima de 60 anos de idade, que têm mais predisposição a arritmias cardíacas, que é o principal efeito colateral da medicação. Em Manaus, fizemos o primeiro estudo de segurança usando duas doses de cloroquina em pacientes graves. A dose mais alta (por 10 dias) não foi segura, e esse grupo não continuou. A dose mais baixa (por 5 dias) é mais segura, mas tampouco elimina vírus na secreção respiratória, como foi anunciado em estudo realizado em Marselha, na França. Muitas pessoas que não leram o nosso artigo entenderam equivocadamente que tínhamos usado apenas uma dose alta mais tóxica e acharam que nossa conclusão era de que a cloroquina não poderia mais ser usada. Não foi nada disso. Apenas estabelecemos a dose que foi mais segura para uso em Covid-19.

3. FUP: Por suas pesquisas, você foi acusado pela morte de pacientes que você tentava salvar e que já estavam em estado avançado da doença. O que você tem a dizer a respeito?

ML: Há muitos interesses políticos que acabaram contaminando a liberdade do pesquisador brasileiro. Talvez por isso nada mais tenha sido divulgado de pesquisas em andamento no país, por medo das consequências. Eu, minha família e meu grupo fomos ameaçados em redes sociais por leigos e tivemos nosso estudo criticado em todos os grupos de WhatsApp. A notícia propositadamente foi espalhada como se tivéssemos submetido pessoas a doses altas de cloroquina de propósito, para mostrar que ela matava, para contrariar os governantes que acham que ela é a solução para a Covid-19. Para dar mais credibilidade a fake news (notícia falsa), disseram que os pesquisadores eram vinculados ao Partido dos Trabalhadores e ativistas de esquerda, o que não é verdade. Curiosamente, sem conhecerem o currículo dos pesquisadores envolvidos, e sua seriedade, muitos brasileiros acreditaram nisso, o que nos deixa em situação muito vulnerável. Se um país tem pesquisadores capazes de matar pessoas por convicções políticas, estamos realmente perdidos como nação.

4. FUP: Quem é Marcus Lacerda e que entidades lhe deram amparo?

ML: Marcus Lacerda é um cidadão brasileiro, nascido na periferia de Brasília, que migrou para Manaus em 2000 para se dedicar ao estudo das doenças tropicais, tais como a malária. Tem ampla experiência como médico infectologista e na realização de estudos clínicos com medicações e vacinas para doenças infecciosas. Tem quase 300 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, orienta alunos de mestrado e doutorado, e já foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Seu único compromisso é com a divulgação honesta dos resultados de suas pesquisas, independentemente de suas repercussões políticas. Fui amplamente apoiado pelas principais entidades científicas do Brasil, como a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a Sociedade Brasileira de Virologia, a Sociedade Brasileira de Imunologia, a Sociedade Brasileira de Bioética, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Medicina, entre outras.


Esta coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas)
Editor responsável: Alfredo MR Lopes. E-mail: cieam@cieam.com.br
Assuntos: Covid-19Marcus Lacerdapandemia
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

Bioeconomia (Foto: EcoBrasília/Divulgação)
Follow Up

Bioeconomia já é o mais novo polo da ZFM, diz Idesam

16 de outubro de 2020
Floresta Amazônica, desmatamento
Follow Up

Amazônia e os green bonds da fotossíntese

15 de outubro de 2020
Niro Higuchi é pesquisador do Inpa (Foto: Inpa/Divulgação)
Follow Up

Capacidade de troca da floresta com a atmosfera: o que isso tem a ver com a ZFM

14 de outubro de 2020
Sob o signo da Lei, da Ciência e da Cidadania
Follow Up

Gestão dos recursos da ZFM: protagonismo e a lei

9 de outubro de 2020
Zona Franca de Manaus e mineração vão liderar retomada da economia no Norte, revela pesquisa
Follow Up

Mitos e verdades sobre a ZFM: uma homenagem a Celso Piacentini

8 de outubro de 2020
Metodologia Indústria 4.0
Follow Up

Nova taxa Fundo Verde: o pote está transbordando parte 2

7 de outubro de 2020
Cooperativas poderão requerer condição ‘familiar’ para obter recursos
Follow Up

Com domesticação de espécies nativas, pecuária dá lugar à plataforma de bioeconomia

2 de outubro de 2020
Amazônia Legal
Follow Up

Nova taxa ‘Fundo Verde’: o pote está transbordando

1 de outubro de 2020
Meio Ambiente confirma recursos para combate ao desmatamento na Amazônia
Follow Up

Fundo Amazônia: desprezo, ignorância ou incompetência?

30 de setembro de 2020
zona franca
Follow Up

Fundos e contribuições da indústria precisam ser aplicados conforme a lei

25 de setembro de 2020
Exibir mais notícias
Próxima notícia
Perfis genéticos de criminosos serão divulgados na internet

Perfis genéticos de criminosos serão divulgados na internet

Acaba revisão obrigatória de taxímetros e prazo de dois anos é extinto

Acaba revisão obrigatória de taxímetros e prazo de dois anos é extinto

MP-AM investiga pagamento por obras não realizadas em São Gabriel

Proteção de índios no AM inclui maior isolamento e barreiras de segurança

+Comentadas 1

  1. Américo vespasiano de souza, muriaé (Mg) says:
    6 meses atrás

    Tomara que o Conselho Federal de Medicina e o MP investiguem a fundo, porque até na BULA da medicação está dizendo que altas dosagens podem ser letais. Aliás, a China não devia ser referência para nada em relação a pandemia. O estudo encabeçado por esse senhor tinha de ser escrutinado até a exaustão, porque pessoas morreram!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2020 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2020 Amazonas Atual Comunicação