
Do ATUAL
MANAUS — Três policiais do Amazonas foram presos na manhã desta quarta-feira (22) na Operação Jeremias 22:17, da Polícia Federal, que investiga o sequestro e a tortura de um homem no município de Caracaraí, em Roraima. A ação é resultado de uma apuração da Promotoria de Justiça de Caracaraí com apoio da Justiça Estadual.
Conforme a PF, os policiais civis são suspeitos de sequestrar e torturar um homem para obter informações sobre o destino de uma carga de cassiterita durante uma investigação paralela ao Estado sobre um suposto roubo de minério. A investigação identificou que agentes de segurança pública do Estado de Roraima também participaram da ação.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária nos Estados do Amazonas, Roraima, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo a PF, os policiais investigados teriam formado um grupo para atuar na escolta de cargas de cassiterita extraídas ilegalmente da Terra Indígena Yanomami, além de oferecer serviços de segurança privados e realizar investigações paralelas de roubos de carga, atividades que configuram prática ilegal. As investigações seguem em andamento.