Do ATUAL
MANAUS — Dois homens adultos foram presos e um adolescente de 17 anos apreendido em Manaus na Operação Sabre, na manhã desta quarta-feira (7). Amaury Ambrósio da Silva e Vitor Nascimento estavam com duas toneladas de equipamentos eletrônicos roubados.
A carga, segundo o delegado Cícero Túlio, está avaliada em R$ 2 milhões e foi roubada por piratas de rios nas imediações do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) de uma embarcação em trecho do Rio Amazonas. São 284 caixas de computadores da marca Dell.
Os policiais civis monitoravam os suspeitos em um caminhão baú e os abordaram em trecho da Avenida Torquato Tapajós, próximo a posto de fiscalização da Polícia Militar na zona norte de Manaus. Com eles foi apreendida também uma submetralhadora calibre 9 milímetros de fabricação artesanal.
“Já temos a ideia de que é um grupo criminoso muito grande, inclusive com participação de pessoas de outras cidades aqui do interior do Amazonas. Eles atuam no leito dos rios, realizando a pirataria, inclusive, de forma bem organizada”, disse o delegado. Segundo Cícero Túlio, a carga seria levada para Belém (PA) e de lá para São Paulo.
O caminhão tem um adesivo da Defesa Civil de Itacoatiara.
A Defesa Civil do município informou que a “administração municipal” não possui contrato ativo com o dono do caminhão, mas que houve prestação de serviços por parte do proprietário do veículo em 2023. O nome dele não foi revelado.
“[…] apenas prestou serviço durante o período da estiagem passada, de forma terceirizada, onde deu suporte com a logística do transporte de água e cestas básicas no ano de 2023.
A Prefeitura de Itacoatiara informa ainda que tomará as medidas legais contra o uso indevido de sua logomarca, assim como está à disposição para quaisquer esclarecimentos”, diz a prefeitura na nota.
Os dois adultos irão responder pelos crimes de roubo, associação criminosa, corrupção de menores e porte ilegal de arma de uso restrito.