Por Patrícia Borges, da Redação
MANAUS – Na terça-feira, 16, a Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos), divulgou as atrações musicais do Passo a Paço 2019, evento que acontecerá entre 5 e 8 de setembro e integra a programação oficial de celebrações de aniversário da cidade, promovida pelo município, comemorado dia 24 de outubro.
Artistas de diversos estilos e gerações foram anunciados. Emidica, Sidney Magal, Zeca Pagodinho, Ludmila e Roberta Miranda, nomes consagrados na música brasileira, estão entre as atrações.
Junto a estes nomes, também está confirmado o show do rapper, produtor musical e ator americano CeeLo Green, destaque da soul music contemporânea, sendo a primeira atração internacional do evento. Baco Exu do Blues, um dos maiores rappers dessa geração, também está confirmado.
Artistas de destaque na produção da nova cena musical do Brasil, considerados cult/indie, também foram boas surpresas na programação do evento. Liniker, Letrux e Jaloo não são tão facilmente ouvidos nas rádios ou frequentemente vistos nos programas de TV, mas fazem belas trajetórias por meio da internet e apresentam shows enérgicos por onde passam.
Black e Soul Music em uma roupagem brasileira é a proposta de Liniker e os Caramelows, banda brasileira formada na cidade de Araraquara. Em 2015, a banda publicou vídeos de performances gravadas ao vivo, onde os integrantes se apresentam com um visual atraente, em um cenário charmoso e executam uma musicalidade diferenciada. Em poucos dias, os vídeos viralizaram e alcançaram milhares de views.
Com o EP ‘Cru’ (2015) e os álbuns ‘Remonta’ (2016) e ‘Goela abaixo’ (2019), a banda já se apresentou por países como Espanha, Reino Unido e França. No Brasil, eles marcam presença em festivais como Bananada, em Goiânia e CoMA, em Brasília.
Liniker se destaca pela voz marcante e aborda amor, identidade e gênero em seu processo artístico. Quem for a este show pode esperar militância, engajamento político, diversão e música de alto nível. Um show raro na cidade e imperdível.
Letrux é um projeto liderado pela cantora, atriz, escritora e instrumentista Letícia Novaes. Após o término da banda Letuce (vale a pena ouvir), Letícia se lança como Letrux e se torna uma das artistas mais apreciadas em grandes festivais nacionais.
Em 2017 lança o disco ‘Letrux em Noite de Climão’, vencedor do prêmio Multishow na categoria Melhor do Ano, no qual a carioca mescla música eletrônica a temas como desilusões amorosas e sexualidade feminina.
Performance singular e musicalidade extremamente dançante é o que se pode esperar do show de Letrux. O posicionamento político também é característico nas apresentações da artista.
De Castanhal, no Pará, o cantor e ator Jaloo (Jaime Melo Junior) lançou, em 2015, o álbum “#1” que traz como características do seu trabalho a fusão de beats eletrônicos com sonoridades paraenses. Indie, eletrônico, tecnobrega e carimbó também são elementos no trabalho do artista que começou a carreira produzindo remixes e mashups.
‘Chuva’, ‘Ah!Dor!’ e ‘Dói D+’ são músicas de destaque na trajetória do também produtor musical e DJ. Parcerias com Lucas Santtana e Duda Beat e participação no projeto ‘Nada ficou no lugar’ interpretando ‘Esquadros’ de Adriana Calcanhotto estão na trajetória de Jaloo.
Quem for a este show vai contemplar beleza de traços indígenas, sonoridade eletrônica e a performance diferenciada de um dos artistas de maior reconhecimento no cenário indie da música brasileira.
O lineup do Passo a Paço 2019 também confirma shows de artistas relevantes na produção musical de Manaus. Anne Jezini, Serginho Queiroz, James Rios, o encontro de Raulnei e Renier de Carvalho, estão entre as atrações musicais confirmadas. A dupla Lary Go & Strela, Manauaras em Extinção e Santaella são nossos destaques.
O empoderamento feminino é o ponto forte na interpretação de Lary Go& Strela. Formada em 2015, a expressiva dupla já é referência no cenário hip-hop manauara. Seus versos ritmados em batidas poderosas expressam o cotidiano e a realidade da jovem mulher manauara, socialmente ativa.
Diretamente do Santa Etelvina, Zona Norte, elas são legítimas representantes do rap feminino. Com sons criados em cima de boombaps, a dupla rima sobre a importância da mulher na sociedade e no hip-hop. “Ela é gata”, “Cheiro de Tinta”, “Mente Cheia”, “Liberdade de Expressão” e “Agora eu posso” são algumas das composições da dupla.
Santaella – Participante de destaque de um reality show nacional o cantor Santaella nasceu em Manaus e está radicado em São Paulo desde 2017. Possui oito anos de estrada, seis deles como vocalista da banda Sinon, que fez pré-shows para CPM22, Capital Inicial, Natiruts, Gloria, NX Zero e Onze Vinte.
Atualmente, em carreira solo, apresenta um repertório com brasilidades grooveadas e influências do pop, rock e R&B. A música autoral “Hemisfério Hostil” está disponível em todas as plataformas digitais.
Jander Manauara, Denis L.d.O, Matheus Crazy, Antônio Henn, Rafael Nogueira, DeeJay Otto Bráu e Ed Black são os Manauaras em Extinção, banda formada em 2017 que apresenta uma mescla dançante de rock, rap e hip-hop.
Em 2018, a banda foi a representante de Manaus no projeto Sesc Amazônia das Artes e se apresentou em cidades como São Luiz, Cuiabá e Palmas.
A crítica social sobre a falta de identidade cultural do amazonense é característica principal nas rimas da banda que traz um show forte, divertido, dançante e reflexivo. Atração urgente e necessária.
O Passo a Paço está em sua sexta edição e é um dos principais eventos de cultura da região Norte do país, reunindo no Centro Histórico de Manaus música, artes e gastronomia com programação gratuita ao público.
Confira o line-up completo:
5 de setembro
CeeLo Green
Ludmilla
Jaloo
Roberta Miranda
6 de setembro
Emicida
Fagner
Letrux
Sidney Magal
7 de setembro
Zeca Pagodinho
Liniker e os Caramelows
Baco Exu do Blues
Guto Lima
8 de setembro – Passinho
FutParódias
Barbatuques
Raylla Araújo
Lorenzo Fortes
Marcella Bártholo
Show da Zelda
Gandhicats
Di Bubuia
Atrações Locais
Anne Jezini
Santaella
Coletivo 333
Gramophone
Elisa Maia
Baile da Papaizinha
Manauaras em Extinção
Bumba Meu Rock
Saturno
May Seven
Oblivion
Serginho Queiroz
Dan Stump
Lotus
James Rios
Sinezio Rolim
Mady e Seus Namorados
Antônio Bahia
Lary Go & Strela
Saravá
Catraia Rock
Pororoca Atômica
Raulnei e Renier de Carvalho
Mão pra Riba
Carol Amaral