
Do ATUAL
MANAUS – Instalada em Manaus desde 2003, a japonesa Pioneer do Brasil Ltda. desativará a fábrica no dia 31 de março. A empresa alega dificuldades no mercado há dez anos e que pioraram na pandemia da Covid-19. Com o encerramento das atividades, 172 empregados serão dispensados.
A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) reuniu representantes da empresa nesta segunda-feira (3) para debater a realocação dos trabalhadores em outras indústrias. O superintendente Bosco Saraiva disse que vai solicitar a lista com os nomes dos trabalhadores para repassá-la a novas empresas com projetos de implantação na ZFM.
“Temos 59 fábricas com projetos de implantação e solicitamos essa lista de funcionários para oferecê-la a elas, sem nenhum prejuízo para a empresa de recursos humanos, que continuará fazendo a intermediação normalmente. Essa é uma maneira de contribuirmos para lidar com esse processo tão complicado”, afirmou Saraiva.
Atualmente, a fábrica opera em um único turno comercial, e todos os trabalhadores estão de aviso prévio, com garantia do pagamento de seus direitos e negociação de indenização.
Segundo Bosco Saraiva, a decisão do fechamento partiu da matriz no Japão e a Suframa está focada em apoiar os trabalhadores na transição para novas oportunidades. “Nosso papel é auxiliar da melhor forma possível na recolocação desses funcionários. Felizmente, há 59 projetos de implantação aprovados para o Polo Industrial de Manaus e acredito que essa mão de obra qualificada será absorvida rapidamente”.