Do ATUAL
MANAUS – A Polícia Federal cumpriu no sábado (5) três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça eleitoral contra suspeitos de compra de votos em Itacoatiara (distante a 175 quilômetros de Manaus).
A ação para reprimir crimes eleitorais foi deflagrada após a Polícia Militar apreender com dois homens diversos materiais que a polícia suspeita que seriam usados para manipular votos. Os materiais, conforme a polícia, estavam em um carro com dois homens que são parentes de uma candidata a vereadora.
Entre os materiais apreendidos estavam cestas básicas, galões de combustíveis, caixas de fogos de artifícios, dinheiros em espécie e inúmeros documentos indicando o contato com lideranças políticas da região e indicações de distribuição do material.
Segundo a PF, a documentação acompanhava mapa com divisões por áreas, doações de combustíveis e indicativos de troca por apoio e voto em comunidades e escolas. Verificou-se durante a investigação que os indivíduos portavam a mais de R$ 2 mil em espécie, repartidos em cédulas de R$ 50, dentro de envelopes em nome de pessoas destinatárias.
A soma das circunstâncias levou à representação da Polícia Federal para busca e apreensão em locais estratégicos para averiguação e comprovação da origem dos fatos, uma vez que se têm fundadas razões para a prática do crime eleitoral de “compra de votos”.
Neste ano, sete candidatos disputam o cargo de prefeito em Itacoatiara e 280 concorrem às 17 vagas na Câmara municipal. Segundo a PF, 74.674 eleitores estão aptos a votar.