
Do ATUAL
MANAUS – Agentes da Polícia Federal, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da Força Nacional de Segurança Pública destruíram seis escavadeiras hidráulica, três caminhões, nove motores bombas, três motocicletas. seis caixas separadora; 16 barracões de garimpo e apreenderam oito mil litros de óleo diesel e uma antena da Star Link.
A destruição ocorreu domingo (13) na Operação Murus Viridis contra garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade de conservação de proteção integral localizada entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
O objetivo da operação é a desintrusão das estruturas utilizadas para o garimpo ilegal, com foco na preservação ambiental e na repressão qualificada a crimes contra o meio ambiente.
A PPF busca identificar os líderes e financiadores do garimpo ilegal e suas conexões com o crime organizado.
Segundo a PF, a operação integra uma estratégia mais ampla de enfrentamento à criminalidade ambiental na Amazônia Legal para interromper a logística financeira do garimpo ilegal, o enfraquecimento das organizações criminosas atuantes na região e à garantia da proteção das populações tradicionais e dos ecossistemas sensíveis da unidade de conservação.
