Do ATUAL
MANAUS — A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Leafdown de combate ao abuso sexual infantil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 12 estados, entre eles o Amazonas. Até o momento, 21 pessoas foram presas em flagrante.
Segundo a PF, 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A investigação é da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, que analisou notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil online. Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O nome da operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.