O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Pesquisadores reivindicam recursos do Fundo Amazônia para a Ciência

31 de julho de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Museu da Amazônia
Torre de observação do Inpa na Floresta Amazônica: pesquisadores querem recursos do Fundo Amazônia para a ciência (Foto: Reprodução/Facebook)
Do ATUAL

MANAUS – A pouca pesquisa sobre questões amazônicas, as dimensões territoriais da região e a biodiversidade ainda desconhecida motivaram pesquisadores a reivindicar uma “readequação” do Fundo Amazônia. O pedido é para direcionar mais recursos para a ciência.

A reivindicação ocorreu no debate “Fundo Amazônia e a Estratégia de Desmatamento Zero em 2030”, na 76ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), entre os dias 7 e 13 de julho, em Belém (PA).

“Na primeira reunião (do conselho em 2023) que definiu as estratégias do que seria beneficiado pelo Fundo Amazônia, não tinha absolutamente nada de ciência, nem uma linha”, diz a socióloga e representante da SBPC no conselho gestor do Fundo Amazônia, Edna Maria Ramos de Castro.

A conselheira afirmou que o fundo é fundamental para projetos de conservação da floresta, mas não contempla o financiamento de pesquisas científicas que deveriam orientar os projetos.

Ainda segundo Edna Castro, os participantes observaram a falta de referência à ciência e ao final foi incluída uma menção breve e genérica entre os diferentes destinos dos recursos financeiros. “Mas até agora, depois da retomada do fundo (em 2023), não houve nenhum edital para C&T (Ciência e Tecnologia) e também parece que não tem nada previsto de imediato”, diz Edna Castro. Ela diz que o financiamento deve contemplar a biologia, as ciências exatas e humanas.

A pesquisadora também questionou o enfoque dos projetos financiados atualmente, que prioriza o estudo de cadeias produtivas que acabam promovendo o desmatamento como o transporte de gado e soja pelos portos da região. “Precisamos de pesquisas mais interdisciplinares”, diz.

Para Adalberto Luís Val, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), é necessário criar um fundo amazônico para o desenvolvimento econômico e social envolvendo todos os países que abrigam a floresta.

“Vivemos num bioma único e, portanto, todos nós, todos os países amazônicos, devem ter na realidade um processo de investimento que sustente o desenvolvimento científico e tecnológico da região”, afirma.

Adalberto Val chamou a atenção também para a necessidade de financiamento de pesquisas e projetos que conectem os jovens às suas regiões, pois boa parte deles acaba partindo para outras regiões ou países quando concluem seus estudos. “Precisamos pensar em coalisões criativas na pan-amazônia (países que têm a floresta amazônica em seu território)”, complementou.

O geógrafo Francisco de Assis Mendonça, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), comparou o Fundo Amazônia a Plataforma Floram-Aziz Ab’Sáber, uma iniciativa conjunta do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) e a SBPC que tem por objetivo a formação de gestores e pensadores dedicados à restauração das paisagens e biomas brasileiros.

“A plataforma Floran tem tudo a ver com essa ideia de Fundo Amazônia, tem tudo a ver com o desmatamento zero”, disse Mendonça.

Embora a grande preocupação hoje no Brasil e no mundo seja conter o desmatamento da Amazônia, a proposta da Floram é “reflorestamento do Brasil”. A plataforma foi idealizada pelo geógrafo Aziz Ab’Saber (1924-2012), que previa a aceleração da degradação da paisagem décadas atrás.

“Há 40 anos ele (Ab’Saber) dizia que o Brasil sozinho não vai conseguir reconstituir suas paisagens, reconstituir a sua vegetação, seus biomas, porque não terá a capacidade económica, não terá investimento com a responsabilidade e capacidade, portanto é preciso abrir esse leque”, afirmou Mendonça.

Notícias relacionadas

PRF apreende 108 quilos de mercúrio transportados irregularmente na BR-319

Detento algemado foge de viatura antes de audiência em Manaus

Vandalismo gera prejuízo de R$ 31 mil em estações de ônibus de Manaus

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados de Mounjaro

Advogado suspeito de estuprar filhas menores é exonerado da OAB-AM

Assuntos Amazônia, Ciência, destaque, Fundo Amazônia, Inpa
Milton Almeida 31 de julho de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A proposta que a categoria levou à assembleia foi de 10% de reajuste salarial (Foto: Arquivo/Sendurb)
Economia

Patrões da construção civil oferecem 6% de reajuste; trabalhadores rejeitam e anunciam greve

10 de julho de 2026
Alimentos e inflação
Economia

Preço de alimentos recua, e inflação oficial de junho fica em 0,16%

10 de julho de 2026
Estudantes Enem
Dia a Dia

Inscrição para 2° semestre do Prouni pode ser feita até esta sexta-feira

10 de julho de 2026
Atendimento no INSS: novas regras para a aposentadoria (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Economia

STF conclui julgamento sobre revisão da vida toda no INSS; entenda o caso

10 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?