MANAUS – O líder nacional do PDT Ciro Gomes, disse, nesta quinta-feira, 28, em Manaus, que apoia uma candidatura de Hissa Abrahão, presidente do partido no Amazonas, para prefeito de Manaus nas eleições de 2020. “Pelo meu gosto ele é candidato, sim”, disse Ciro ao ser questionado sobre candidaturas municipais.
O ex-governador do Ceará e candidato a presidente da República em 2018 disse que o PDT já decidiu que em 2020 vai lançar candidatos a prefeito em todas as capitais e nos municípios com população a partir de 300 mil habitantes.
“Estamos convencidos de que essa é uma necessidade imperativa para oferecer ao povo brasileiro uma alternativa, especialmente no voto urbano, que, além de escolher um bom prefeito ou uma boa prefeito, tem uma segunda leitura que certamente será que tipo de posição as comunidades urbanas mais politizadas do Brasil tomaram em relação ao Bolsonaro e ao petismo”, disse.
Sobre o nome de Hissa Abrahão, Ciro afirmou que ele (Hissa) sabe dessa determinação do PDT de lançar candidatos em todas as capitais, e que está examinando.
“A gente sabe que a tarefa não é simples, mas ele está aí na área e vai examinar com prudência, com humildade, abrir o diálogo com todo mundo, mas pelo meu gosto ele será candidato, sim”.
Hissa Abrahão não quis bater o martelo sobre candidatura e disse que ainda está analisando a possibilidade, mas já apresentou nesta quinta-feira uma mudança no antigo discurso do “novo”, tão utilizado nas eleições de 2010, quando ele disputou o governo do Estado, e agora se colocou como “intermediário”.
“Hoje a sociedade não quer nenhum imaturo, nenhum novo sem experiência, e ao mesmo tempo não quer as velhas oligarquias. Então, eu acredito que em 2020 vamos ter uma eleição muito propícia para os intermediários”.
Assista ao vídeo da entrevista de Ciro Gomes em Manaus