Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – O ex-secretário de Saúde Pedro Elias de Souza deixou o CDPM 2 (Centro de Detenção Provisória Masculino 2) na tarde desta sexta-feira, 27, após pagar fiança de R$ 95,4 mil. Ele é um dos ex-secretários suspeitos de ter envolvimento no esquema de fraudes da saúde pública do Amazonas que desviou mais de R$ 110 milhões.
Pedro Elias foi preso no dia 13 de dezembro de 2017 durante a segunda fase da operação Maus Caminhos, denominada operação Custo Político. No mesmo dia, foram presos os ex-secretários Wilson Alecrim, Raul Zaidan e Evandro Melo, irmão do ex-governador José Melo, também solto nesta sexta-feira, 27.
No dia 31 de janeiro, por decisão do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), Pedro Elias e Evandro Melo tiveram a prisão preventiva convertida para prisão domiciliar e deixaram o CDPM 2.
Eles voltaram a ser presos no dia 9 de fevereiro após recurso interposto na 4ª Vara Federal contra a decisão que concedeu a prisão domiciliar. A nova decisão reestabeleceu a prisão na modalidade comum em cadeia pública.