Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O pedido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pelo voto útil, “pró-democracia”, postado no Twitter nesta quinta-feira (22), causou cobranças de internautas.
Usando estratégia chamada ‘fio’, onde os primeiros comentários, de autoria do próprio autor, são textos complementares à mensagem principal, FHC pede que o eleitor escolha o melhor para o Brasil, traça um perfil do candidato ideal, mas não indica o nome.
Nas postagens, FHC pede que os eleitores votem em quem tem “compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”.
José Grinaldi, de São Joaquim do Monte (PE), reagiu com ironia: “como sempre em cima do muro”. Cláudio Youg disse que “mais em cima do muro, impossível, uma vez que todos os candidatos acham que se encaixam nessa descrição”.
“FHC não disse porque a dor de cotovelo não permite, mas ele tá pedindo voto no LULA”, comentou Thiago Brasil, que se idenfitica na rede social como influenciador, petista, ativista e eleitor declarado de Lula. “Custava dizer o nome e o número?” questionou Sabrina Carozzi.
Ana Cecília, de Assis (SP), escreveu que viveu “para ver Fernando Henrique Cardoso votando em Lula”. O perfil “Coletivo Camisa 11”, de torcedores do Fluminense (RJ) assumidamente esquerdistas escreveu algo parecido: “Eu vivi para ver Fernando Henrique Cardoso se recusar a escrever o nome de Lula”.
Mateus Gomes, que se apresenta no Twitter como “Brasileiro, Cristão, casado, pai, avô, conservador, químico” agradeceu a dica e vinculou o perfil ideal a Jair Bolsonaro. “Então é o 22, pois é o que mais se aproxima da sua descrição. Obrigado pela dica!”
A mesma ‘interpretação’ teve o advogado, empresário e surfista Phillipe Rebouças, que criticou o conteúdo da postagem de FHC e declarou voto em Bolsonaro.
“Vossa Senhoria confirma o seu papel de ator coadjuvante neste Teatro das Tesouras Brasileiro, sempre teve inveja do Lula. Infelizmente um dia teve meu voto. Mas, hoje meu voto é no Bolsonaro 22 para enterrar de vez o PT e o PSDB”.
Gustavo Oliveira, de São Paulo, justificou a presença do PSDB na chapa de Simone Tebet (MDB) para FHC não ter citado nomes. “Ele está defendendo a democracia, ele tem um partido que apoia uma das candidaturas, seria desleal declarar voto oposto. Gesto grandioso”. A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) é a candidata a vice presidente de Simone.
Em menos de uma hora, a declaração de voto útil de FHC atingiu mais de 13 mil curtidas e mil comentários. Somadas as duas postagens complementares, as curtidas passaram de 30 mil e 2,5 mil comentários na primeira hora.
Fernando Henrique Cardoso derrotou Luis Inácio Lula de Silva em duas eleições presidenciais: 1994 e 1998. Em maio de 2021, FHC declarou que anulou o voto no segundo turno de 2018, quando Bolsonaro derrotou Fernando Haddad (PT).
Confira a íntegra da postagem de FHC.