Da Folhapress
RIO DE JANEIRO – O Vasco venceu o Fluminense em clássico eletrizante, na tarde deste sábado (16), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), e deu mais um passo na luta para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão. O triunfo por 4 a 2 foi construído com o brilho de Gabriel Pec, que marcou dois gols – Praxedes e Vegetti balançaram a rede também, enquanto Marcelo e Lima marcaram para o time das Laranjeiras.
Com o resultado, o Cruz-Maltino chegou a 20 pontos – o Goiás, primeiro fora da zona, tem 25, enquanto a equipe tricolor permanece com 38.
Na próxima rodada, o Vasco recebe o Coritiba, em São Januário, que foi liberado pela Justiça para jogos com público. O Fluminense enfrenta o Cruzeiro, no Maracanã.
O mando do clássico foi do Vasco e o jogo aconteceu no Nilton Santos porque o Maracanã reabre apenas amanhã (17), para a final da Copa do Brasil, e São Januário ainda não havia sido liberado pela Justiça para jogos com torcida — o clube precisaria também do aval da PM.
Acirrado
O clássico foi bastante disputado e “pegado” no primeiro tempo, mas também aberto, com chances para os dois lados. O Fluminense conseguiu ter mais a bola e construir boas tramas, enquanto o Vasco tentava abafar o adversário e adotando um estilo de recuperação e saída em velocidade.
E foi assim que o Cruz-Maltino abriu o placar. Paulinho deu o bote no meio de campo, a equipe escapou pela direita e Praxedes, de cabeça, mandou para a rede. O Tricolor, por sua vez, viu em John Kennedy uma boa arma – o atacante assustou e até carimbou a trave.
A preocupação do Flu ficou por conta de John Arias, que deixou o jogo com fortes dores no tornozelo.
Chuva de gols
A volta do intervalo foi eletrizante. Marcelo empatou com menos de um minuto, e a torcida tricolor ainda celebrava quando Vegetti deixou o Vasco na frente novamente. Novamente, minutos depois, outra bola na rede. Agora, Lima, deixou tudo igual novamente.
Depois do começo recheado de gols, o segundo tempo se manteve agitado e “lá e cá”. Os dois times buscaram o gol e achavam espaços nas marcações adversárias.
Gabriel Pec brilhou nos minutos finais. O jogador aproveitou uma bobeira da defesa tricolor e fez o terceiro. Já na reta final, aproveitou bola na área e fez o quarto.
A última vitória do Vasco no clássico tinha sido em julho de 2019. Desde então, foram quatro vitórias do Fluminense e quatro empates.
Melhores lances
Quase! Aos 18 minutos do 1º tempo, Jhon Arias cobrou escanteio rápido e Marcelo cruzou. Cano ajeitou na segunda trave, John Kennedy furou e depois finalizou. Léo Jardim defendeu com o pé.
Pegou. Aos 20 minutos do 1º tempo, Cano chutou de fora da área e Léo Jardim foi no cantinho fazer a defesa.
1×0. Aos 23 minutos do 1º tempo, Paulinho deu caneta em André e cruzou rasteiro. A zaga do Flu afastou e a bola sobrou para Rossi. O vascaíno passou por Marcelo, cruzou e Praxedes, de cabeça, abriu o placar.
Na trave! Aos 47 minutos do 1º tempo, John Kennedy arrancou, deixou Léo e Maicon para trás e bateu cruzado. A bola carimbou a trave esquerda.
Perdeu. Aos 49 minutos do 1º tempo, Léo Jardim fez a ligação direta, Vegetti e Nino não alcançaram, e a bola sobrou para Rossi, que saiu na cara de Fábio, mas errou o domínio e o goleiro tricolor fez a defesa.
1×1. Aos 43 segundos do 2º tempo, Logo aos 43 segundos, Marcelo recebeu de Guga e chutou forte no ângulo para empatar o jogo.
2×1. Aos 4 minutos do 2º tempo, Rossi cobrou escanteio e Vegetti, de cabeça, colocou o Vasco na frente de novo.
2×2. Aos 10 minutos do 2º tempo, Guga recebeu de André, que cruzou para trás, para a chegada de Lima. Ele mandou no cantinho e empatou.
3×2. Aos 29 minutos do 2º tempo, André e Guga se enrolaram e Gabriel Pec saiu na cara de Fábio. Ele bateu na saída do goleiro e fez o terceiro.
4×2. Aos 39 minutos do 2º tempo, Puma Rodríguez recebeu de Payet e cruzou. Vegetti escorou e Pec fez o quarto.