O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Pazuello diz que ‘gargalos de décadas’ e nova variante explicam crise em Manaus

26 de janeiro de 2021 Política
Compartilhar
Eduardo Pazuello participou da reabertura do hospital de campanha Nilton Lins (Foto: Reprodução/Facebook/@Governo do Amazonas)
Por Natãlia Cancian, da Folhapress

BRASÍLIA – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta terça-feira, 26, que a pasta enviou amostras ligadas à nova variante do coronavírus identificada em Manaus para análise em Oxford, na Inglaterra. O objetivo “é ter uma posição exata” sobre mudanças no grau de transmissão e agressividade do vírus.

Segundo o ministro, a tendência avaliada até o momento pela pasta é que a nova variante seja mais transmissível, mas tenha o mesmo grau de agressividade em relação ao vírus antigo – ainda assim, com possibilidade de sobrecarregar a rede de saúde devido à maior transmissão.

A declaração ocorreu em evento no hospital Nilton Lins, em Manaus, transmitido pelas redes sociais.

Alvo de inquérito aberto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para investigar a suspeita de omissão da pasta diante do colapso da rede de saúde em Manaus, Pazuello atribuiu a situação na cidade a “gargalos de décadas” e a uma diferença na contaminação possivelmente causada pela nova variante.

“É importante compreender os gargalos que existem na nossa região. São gargalos de décadas, mas são reais. Temos problemas com abastecimento de oxigênio, de quantitativo de leitos, problemas de recursos humanos e deficiência na atenção básica. E temos problemas agravados pela situação epidemiológica que estamos encontrando no Amazonas, especialmente em Manaus”, afirmou, citando em seguida a alta de casos e a nova variante do coronavírus.

“A tendência é que seja uma cepa que contamina mais, mas com grau de agressividade semelhante a anterior. Mas é um número de contaminados e propagação que faz a diferença. Somando essa diferença com os gargalos que apresentei, chegamos à situação de Manaus”, disse.

A referência à nova variante, porém, destoa de declarações anteriores do ministro, que até a última semana evitava atrelar o quadro a uma mudança no vírus. Já nesta terça (26), a possibilidade passou a ser citada pelo ministro como um dos fatores. Ele ressaltou, porém, que essa é uma “análise rápida e simples que ainda precisa ser aprofundada”.

Ainda no evento, Pazuello tentou rebater indiretamente críticas pela demora da pasta em adotar ações e disse que o aumento de casos neste mês “foi uma situação completamente desconhecida para todo mundo” e “muito rápido”.

Reportagem da Folha, no entanto, mostrou que o ministro foi alertado em diferentes ocasiões sobre o quadro em Manaus e o risco de falta de oxigênio -inclusive quatro dias antes de ela ocorrer.

Sem citar os alertas anteriores, Pazuello disse em discurso nesta terça que o problema da falta de oxigênio já estaria “equalizado”. “Isso nos dá possibilidade de ampliar estruturas que não eram ampliadas”, afirmou, citando novos leitos abertos no hospital Nilton Lins.

Cobrado pela PGR (Procuradoria-geral da República) por uma possível omissão da pasta, o ministro também tentou fazer uma prestação de contas de medidas mais recentes e voltou a defender, de forma indireta, que a pasta não teria responsabilidade no planejamento de ações. “Nossa posição é de apoio. Não foi usurpado nenhum tipo de poder do estado ou município”, afirmou.

Segundo ele, entre as medidas adotadas nos últimos dias, estão a contratação de miniusinas geradoras de oxigênio e revisão da rede de gases dos hospitais. “São redes antigas que precisam ser trabalhadas para reduzir perdas”.

Até o momento, cerca de 300 pacientes já foram transferidos para outros estados por meio de aviões da Força Aérea. Segundo Pazuello, o objetivo da pasta é chegar a 1.500 “para que possamos equilibrar a quantidade de demanda e oferta em Manaus”.

Também foram enviadas 452 mil doses de vacinas contra Covid ao estado, proporção que deve servir para vacinação de indígenas e idosos em asilos, além de 87% dos trabalhadores de saúde. São ainda previstas 100 mil doses para idosos acima de 70 anos devido a uma cota acordada por governadores de outros estados, apontou o ministro.

Após citar os dados, o ministro deixou o evento sem responder perguntas.

Notícias relacionadas

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Prefeitura repassará R$ 348,4 milhões à Câmara Municipal este ano

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Suplente de Alcolumbre é indiciado pela PF por associação criminosa e corrupção

Assuntos Crise, Eduardo Pazuello, Gargalos
Redação 26 de janeiro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Pier do Super Terminais em Manaus: navios de grande porte atracam normalmente (Foto: Super Terminais/Acervo)
Economia

Transporte caro e portos ineficientes são os gargalos das exportações

9 de dezembro de 2025
Augusto Barreto Rocha 2023
Augusto Barreto Rocha

Crise permanente

18 de agosto de 2025
Ramagem e Pazuello
Política

PSOL pede cassação de Ramagem e Pazuello após Operação Contragolpe

22 de novembro de 2024
Eduardo Pazuello alega que objetivo é evitar nulidades de processos criminais (Foto: Bruno Spad/Agência Câmara)
Política

Projeto acaba com audiência de custódia e institui prisão em segunda instância

12 de julho de 2024

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?