Da Folhapress
SÃO PAULO – O BBB 23 (Globo) está chegando ao fim, e, ao longo do programa, muitas marcas estiveram presentes em ações publicitárias. Só nesta edição, as receitas de patrocínio foram estimadas em mais de R$ 1 bilhão.
As empresas citadas no programa ficam na memória do espectador. Tanto que a Americanas, que cancelou o patrocínio no reality show este ano após ter um rombo de R$ 20 milhões anunciado, foi a marca mais lembrada pelo público do programa, segundo pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest.
Apesar de não estar mais presente em peças publicitárias durante as provas, ou de não ser mais a responsável pelas compras de mercado que abastecem as cozinhas VIP e Xepa, a Americanas foi citada por 24% dos que participaram do estudo. O número é o dobro do correspondente àqueles que lembraram do Carrefour (12%), que substituiu a primeira.
Depois da Americanas, a marca mais lembrada foi o Mercado Livre (18%), seguido por Stone (13%) e Coca-Cola (14%).
O Carrefour ocupa o quinto lugar. A Fiat, que presenteou vários brothers com um carro ao longo da história do reality, mas que também se ausentou na edição atual, foi citada por 10% do público, superando a Chevrolet (6%), que tomou o posto da fábrica de carros italiana no programa este ano.
A pesquisa foi realizada entre 28 de março e 4 de abril. O estudo ouviu 1010 pessoas, de todas as regiões do país, com mais de 16 anos, das classes sociais ABCDE e que costumam acompanhar o programa.