Da Redação
MANAUS – A Prefeitura de Manaus instalará uma ‘barreira’ de concreto na passagem subterrânea do Complexo Viário Ministro Roberto Campos no sentido Rua João Valério/São Jorge, na Avenida Constantino Nery, para evitar que tubulações de gás na estrutura sejam atingidas por caminhões.
A medida foi adotada após dois caminhões forçarem a passagem pelo limitador de altura – máxima de quatro metros. Na última sexta-feira, 31, um caminhão da empresa Bertolini derrubou a barra de ferro que delimita a altura. Na noite do incidente, a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) colocou uma faixa de limitação temporária até que a correção na estrutura de ferro pudesse ser executada.
Nessa terça-feira, 4, outro caminhão, ainda não identificado, avançou pelo limitador e esbarrou na viga de sustentação da tubulação de gás ocasionado a necessidade de interdição emergencial do complexo. A estimativa é de que os serviços sejam concluídos em dez dias.
Segundo o engenheiro José Nasser, responsável pelo projeto da obra, por pouco o acidente não provocou uma explosão. “A segunda foi uma carreta muito grande, uma carreta de 40 toneladas aproximadamente que entrou aí e estourou. Felizmente, ele (o motorista) recuou e saiu pela lateral porque se ele continua ia estourar a tubulação de gás”, disse.
Estão sendo colocadass duas colunas de concreto para aguentar possíveis impactos de veículos, disse o engenheiro. “O que está se fazendo agora é um outro projeto mais seguro, com a construção de dois pórticos de concreto e estrutura metálica para que a gente possa garantir que esses veículos não possam desrespeitar as normas do trânsito e tentar entrar aí”, disse.
O engenheiro acredita que com a estrutura mais resistente, o motorista evitará imprudências para não danificar seu veículo. “Ninguém vai querer quebrar o seu carro tentando esbarrar e passar. Agora se tentar o carro vai ser danificado, porque é uma estrutura forte. É uma estrutura três vezes mais forte que a que existia. Estamos fazendo duas, uma na frente e outra atrás para servir de alternativa. Se quebrar uma tem a outra”, explicou.
De acordo com Nasser, a estrutura vai proteger as tubulações da concessionária Cigás que passam por dentro do viaduto, mas o ideal seria que não estivessem lá. “A solução definitiva é a retirada dessas tubulações ‘daí’ de dentro”, afirmou.
Questionado sobre a permanência das tubulações, o engenheiro afirma que a concessionária não permitiu a retirada. “Porque as concessionárias não concordam em remover. E aí a Prefeitura não tem como mexer em uma tubulação que não é dela. E aí permaneceu na mesma situação que está”, disse Nasser.
“Houve diálogos, reuniões, etc. essas tubulações permaneceram. Nós não poderíamos parar a obra por conta disso. Então o que foi feito é isso aí. Em todos os lugares do mundo existe isso. Só que tem que respeitar”, completou.
Deixa eu ver se entendi: a Prefeitura fez uma licitação de uma obra monumental, que custará milhões aos cofres públicos, apresentou na licitação o Projeto Básico da Obra e não INCLUIU estrutura necessária e adequada à proteção da DUTOS DE GÁS?
As áreas de licenciamento ambiental autorização a execução da obra SEM A PROTEÇÃO EM QUESTÃO?
O CREA-AM não notou nada e errado ?
O IPAAM não notou nada de errado e perigoso?
O Corpo de Bombeiro idem?
A Petrobrás, dona do duto não colocou nenhuma restrição ou apresentou nenhuma advertência?
QUER DIZER QUE UM ORELHA SECA PODERIA TER METIDO UM CAMINHÃO ALI, PROVOCANDO UM GRAVÍSSIMO ACIDENTE, COM RISCOS À VIDAS HUMANAS E PREJUÍZOS AOS COFRES PÚBLICOS?
Quem é que cai nessa mentira deslavada ?