AMAZONAS ATUAL
domingo, 17 janeiro, 2021
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Sem categoria

Pandemia pode tirar 484 mil alunos do ensino superior no país, projeta sindicato

25 de maio de 2020
no Sem categoria
0
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE
Em abril o número de estudantes com mensalidades em atraso foi 72,4% maior (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Jeyzza foi dispensada do estágio. O pai de Vitória perdeu o emprego. Menos de um mês após a redução de renda em casa, as duas tiveram que deixar a faculdade por não conseguir pagar as mensalidades. Situações como as delas devem se tornar mais frequentes, com a estimativa de que 484 mil estudantes podem deixar o ensino superior neste ano.

Projeção feita pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), com dados de abril e maio sobre cancelamento e trancamento de matrícula, aponta que o número de estudantes da rede privada no ensino superior deve ter queda de 7,6% neste ano com a pandemia do coronavírus.

As faculdades particulares são responsáveis por 75% das 8,4 milhões de matrículas nessa etapa.

Desde 2015 a rede privada não registra queda no número total de matrículas, mas o setor prevê aumento da evasão e diminuição de 80% no número de ingressantes no segundo semestre.

O aumento da inadimplência também preocupa o setor, em abril o número de estudantes com mensalidades em atraso foi 72,4% maior que no mesmo mês de 2019.

“Fiquei sem estágio, minha mãe teve redução de salário e eu não consegui desconto na mensalidade. Não tinha o que fazer, não tem alternativa. Fico chateada porque significa adiar minha formatura em pelo menos um ano”, contou Jeyzza Tito, 24, aluna de Ciências Biológicas na Unip de Santos.

A jovem disse ter tentado negociar redução do valor da mensalidade de cerca de R$ 500, mas não conseguiu nenhum desconto.

“A única opção que me deram foi dividir as parcelas em seis vezes no cartão. Ia empurrar a dívida pra frente e ter cobrança em cima de cobrança a cada mês. Não fez sentido para mim”, disse.

Vitória Pires, 21, também pediu desconto depois que seu pai foi demitido do restaurante onde trabalhava. Aluna de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, ela disse que a direção comunicou ter um desconto máximo de 25% do valor da mensalidade de R$ 2.500.

“Não fui contemplada com essa redução e, mesmo que tivesse sido, não seria o suficiente para que continuasse estudando”.

No segundo ano do curso, Vitória disse achar que não volta para a faculdade para o qual estudou por dois anos para ser aprovada depois de terminar o ensino médio.

“Estou muito chateada, muito decepcionada por ter chegado nesse ponto. Quando tiver condições de pagar de novo, penso que o melhor seria em outra instituição”.

Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, disse que a projeção é de aumento de 10% nas taxa de evasão -nos últimos anos, em torno de 3 a cada 10 alunos desistem do curso. Para ele, a saída deve ser maior entre aqueles que tinham entrado na faculdade neste ano.

“Esse estudante teve no máximo duas semanas de aula quando a pandemia começou. Ele não criou vínculo, não vai fazer sacrifícios para continuar pagando”.

Para ele, apesar do esforço das instituições para continuar com as aulas a distância, o formato emergencial pode também não agradar os estudantes, o que favorece ainda mais a desistência.

“Os alunos podem estar insatisfeitos, mas não foi uma opção da faculdade adotar esse modelo. Ele é o único possível”.
Inadimplência Capelato disse que a orientação às faculdades é para a concessão de descontos, adoção de linhas de crédito dentro das próprias instituições e até a suspensão de cobrança em alguns casos.

Estudo do sindicato indica que em abril a inadimplência atingiu 26,3% dos estudantes da rede privada –no mesmo mês do ano passado, essa taxa era de 15%.

Essa taxa de inadimplência representa que 1,6 milhão de estudantes estão com mensalidades atrasadas, sendo que 75,8% deles estão matriculados em cursos presenciais.

O setor pediu ao Ministério da Educação que amplie o número de vagas para o Fies (Financiamento Estudantil) e ProUni (Programa Universidade para Todos) neste ano para tentar conter o abandono de parte dos estudantes. Questionado, o MEC não respondeu se analisa aumentar o número de vagas nesses programas.

Assuntos: coronavírusEnsino SuperiorMEC
Compartilhar6TweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

Joe Biden promete uma América curada (Foto: Record News/YouTube/)
Política

Biden diz a Macron que quer revitalizar vínculo dos EUA com Otan e União Europeia

10 de novembro de 2020
Anatel abre consulta para finalizar migração de emissoras AM para FM
Sem categoria

Anatel abre consulta para finalizar migração de emissoras AM para FM

1 de novembro de 2020
Governador de São Paulo, João Doria
Dia a Dia

Doria diz que quer mandar conta das buscas por André do Rap a Marco Aurélio

16 de outubro de 2020
Saiba o que os senadores disseram sobre ato pró-golpe militar com presença de Bolsonaro
Política

Em seis meses de pandemia, 54% dos projetos aprovados pelo Congresso tratam de Covid-19

22 de setembro de 2020
Miguel Nicolelis coordena comitê científico que pesquisa, monitora e disponibiliza informações sobre a pandeia no Nordeste (Foto: Youtube/Reprodução)
Sem categoria

‘Não é hora de reabrir o comércio’, diz neurocientista

13 de junho de 2020
Belas Artes Autorama Drive-in exibirá cerca de 35 filmes (Foto: Marcela Civita/MAL)
Sem categoria

Cinema drive-in ocupará Memorial da América Latina durante pandemia

27 de maio de 2020
Sem categoria

Teste

18 de abril de 2020
Se coronavírus se espalhar, não há sistema de saúde que dê conta, diz médica
Dia a Dia

Enfermeiros já racionam máscaras em meio à pandemia no Ceará

16 de abril de 2020
Leitos
Economia

Saúde paga até 185% a mais por produto contra Covid-19

13 de abril de 2020
OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene (Foto: Makoto Lin/Fotos Públicas)
Economia

Impactada pela crise, indústria da moda produz máscaras para doação

8 de abril de 2020
Exibir mais notícias
Próxima notícia
passagem

Valor da passagem de ônibus em Manaus é a 12ª mais cara do Brasil

indigenas

Morre segundo ianomâmi vítima de coronavírus no Amazonas

Vadão estava em Campinas mas foi transferido para São Paulo por causa de complicações de saúde (Foto: Laura Zargo/TV CBF)

Morre Vadão, 63, ex-técnico da seleção feminina de futebol

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2020 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2020 Amazonas Atual Comunicação