
Do ATUAL
MANAUS – Pacientes no Amazonas em fila de espera por exames e consultas receberão mensagem via WhatsApp para confirmar o atendimento na rede pública de saúde. O comunicado é para reduzir o tempo de espera que é longo desde que o SisREG foi implantado no Estado.
O serviço é do programa Saúde AM Digital, que foi lançado nesta segunda-feira (17) pelo governador Wilson Lima, e foi criado com Inteligência Artificial. Segundo o governador, com a nova ferramenta será possível, além de reduzir o tempo de realização dos procedimentos, diminuir o número de não comparecimentos aos agendamentos.
O paciente será notificado para confirmação de comparecimento na consulta ou exame pelo contato (92) 3190-1504. Será preciso informar o CPF, data de nascimento e o nome da mãe. O contato também servirá para os pacientes tirarem dúvidas sobre os procedimentos agendados. Para isso, basta enviar “Olá” ao contato. O atendimento é gratuito.
O governador informou que com o atendimento via WhatsApp, o paciente será notificado 24h antes do exame ou consulta para que confirme que irá comparecer, cancelar a consulta ou até mesmo remarcar o atendimento.
“Hoje, com o sistema, nós vamos ter esse feedback em tempo real do paciente. Nos vamos entrar em contato com o paciente assim que a consulta dele for marcada para confirmar a data. Se ele quiser reagendar no próprio celular, vai ser possível ser feito isso. Ele também pode cancelar essa consulta ou esse procedimento”, disse Wilson Lima.
O governador disse ainda que se de repente um paciente desiste de ir em uma consulta, automaticamente um outro paciente que está à espera daquele procedimento vai se encaixar nessa data. “E isso vai diminuir significativamente o tempo de espera dos pacientes”.
“Sessenta por cento das pessoas que marcam consultas não comparecem ao atendimento. Seja porque mudaram de telefone, porque tiveram alguma dificuldade de fazer a remarcação dessa consulta, ou seja por outros motivos”, disse Wilson Lima.
O sistema é de uma empresa do Nordeste em parceria com o Google. Wilson Lima disse que o mecanismo tem capacidade para 600 mil atendimentos mensais. Lima disse ainda que o número de contato foi disponibilizado pela Meta.
A secretaria de Saúde, Nayara Maksoud, disse que “antes dessa ferramenta nos demoraríamos ainda de 15 a 30 dias para ser notificado que o usuário faltou a uma consulta ou exame. A partir do momento que estamos trabalhando com essa ferramenta, ele [o sistema] vai saber em tempo real”. Nayara Maksoud disse que o serviço será disponibilizado também para o interior, onde o sinal de internet é mais dificultoso que em Manaus.
Os postos de Saúde dos municípios devem solicitar o serviço. “Todas as redes dos municípios estão orientados a também procurarem esse recurso para garantir o atendimento do paciente”, disse o governador.
Wilson Lima reclamou do atual sistema de realização de exames do Amazonas. “O SisREG é um sistema que quando eu assumi em 2019 ele já estava aí, e eu lembro que desde que eu militava na imprensa que a gente falava do SisREG. Desde essa época que tem reclamação, desde que foi implantado o SisREG no estado do Amazonas que há essa dificuldade e há esse problema na fila”.