O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Onça-Pintada é multado em R$ 452 mil por mortes e maus-tratos

23 de agosto de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Onça e tamanduás no mesmo espaço no instituto: situação é irregular (Foto: YouTube/Reprodução)
Onça e tamanduás no mesmo espaço no instituto: situação é irregular (Foto: YouTube/Reprodução)
Por Phillippe Watanabe, da Folhapress

SÃO PAULO – Popular nas redes sociais, o Instituto Onça-Pintada recebeu, em junho deste ano, expressivas multas do Ibama pelas mortes de 72 animais silvestres e pela exposição de bichos selvagens.

Os vídeos do instituto são recheados de animais como onças, macacos e aves. Mas os bichos não estão sozinhos. Há, com frequência, humanos em contato, em volta e até segurando bichos selvagens no colo.

Juntas, as três multas recebidas pelo instituto em junho chegam ao valor de R$ 452,5 mil. Antes disso, a entidade já havia sido multada em 2020, em R$ 1.500, por maus-tratos – usar spray de pimenta – contra uma onça. A Folha de S.Paulo tentou contato com o instituto por email e pelo Instagram, mas até a publicação deste texto não houve resposta.

Em vídeo publicado em suas redes sociais na tarde desta segunda (22), o instituto diz que as multas vão provar que não há irregularidades no criadouro, que cuida dos animais e que é fiscalizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Goiás.

Uma das novas autuações do Ibama também aponta maus-tratos, mas desta vez de 72 animais. A infração diz respeito à não garantia de segurança nos recintos, o que possibilitava ataques, espancamento e consumo de veneno. Outra infração aponta a morte de 72 animais silvestres.

O instituto também teve sua área embargada para receber visitas e para recepção ou reprodução de animais. O embargo, segundo o Ibama, vale até que o instituto resolva as questões estruturais e de procedimentos que levaram a mortes provocadas por outros animais selvagens, por picadas de serpentes e por brigas entre os bichos que ali vivem.

“Quem conhece a gente sabe que isso é extremamente injusto e pode imaginar o tanto que estamos indignados. Fomos multados por um agente do Ibama que jamais pisou no instituto”, afirma no vídeo Leandro Silveira, presidente e cofundador do instituto.

“Sobre as mortes, ele juntou casos de sete anos que são oficialmente colocados em relatórios que eu faço como responsável técnica”, disse, no vídeo, Anah Tereza de Almeida Jácomo, diretora-executiva e cofundadora da entidade.

A última autuação dada pelo Ibama dizia respeito à exposição que o instituto faz dos animais. Segundo a resolução 489/2018 do Conama, aos criadouros conservacionistas, como é o caso do Instituto Onça-Pintada, está vedada a exposição dos animais.

Nos vídeos do instituto, Silveira, Jácomo e o filho deles aparecem em contato direto com animais, com abraços e beijos.

Notícias relacionadas

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

Vendedor de salgados morre atropelado no Centro de Manaus; motorista fugiu

Juíza mantém afastados ex-diretores da Amazonprev investigados pela PF

Calor extremo atinge 1 bilhão de pessoas a mais do que nos anos 1970

CFM afirma que Enamed não serve para atestar capacidade dos médicos

Assuntos Ibama, Instituto Onça-Pintada, maus-tratos a animais
Cleber Oliveira 23 de agosto de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Economia

MPF e MPSP pedem suspensão de licenciamento da etapa 4 do pré-sal

16 de junho de 2026
Plenário da Câmara: PEC da Segurança foi aprovada sem redução da maioridade penal (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)
Política

Ipam alerta: descontrole ambiental da Câmara agrava cenário para o agronegócio

21 de maio de 2026
Orla de Autazes: Potássio do Brasil vai construir porto para escoar minério (Foto: Potássio do Brasil/Divulgação)
Economia

MPF alega invalidade de licença do Ipaam e pede suspensão do Projeto Potássio no AM

21 de maio de 2026
Ponte sobre o Rio Autaz Mirim, na BR-319 (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Ibama concede licença para construção de pontes de concreto na BR-319

8 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?