
Da Redação
MANAUS – Com 165 novos casos em 24 horas, o Amazonas já tem 1.719 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). Os internados em estado em UTIs são 84, enquanto em leitos clínicos são 70, informou a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) no início da tarde desta quinta-feira, 16. Em todo o estado, 124 pessoas morreram de complicações causadas pelo vírus. Do total de casos, 1.459 são em Manaus e 260 no interior.
Entre as mortes, 18 ocorreram nas últimas 24h. Os casos de Covid-19 foram registrados em 21 municípios do interior do Amazonas. As cidades que tiveram mortes causadas pelo vírus são: Manacapuru (6), Iranduba (3), Parintins (3), Careiro Castanho (1), Carauari (1), Novo Airão (1), Tefé (1) e Manicoré (1). Trinta e uma mortes estão em investigação. Nesta quarta-feira, 15, eram 17 óbitos em investigação. A taxa de letalidade subiu para 7,21%. Outras 350 pessoas aguardam resultado de exames laboratoriais.
Segundo a FVS, 221 pacientes deixaram o período de transmissão e estão recuperados.
O número total de hospitalizados é de 688 pessoas. Destas, 154 são positivas para Covid-19 e outras 534 estão internadas com suspeita da doença. Dos confirmados, 70 estão em leitos clínicos e 84 em UTI. Dos que apresentam suspeita, são 124 em UTI, e 410 em leitos clínicos. A FVS informou que 1.220 estão em isolamento domiciliar, o que equivale a 71% dos casos.
Criança indígena
De acordo com Rosemary Pinto, diretora-presidente da FVS, a criança venezuelana da etnia Warao de dois meses que foi infectada pelo novo coronavírus está se recuperando. “A criança está estável. Há três dias já que ela vem recebendo os cuidados no Delphina Aziz. Com relação aos pais, nós só testamos pessoas sintomáticas, os pais não estavam sintomáticos e por isso eles não foram testados”, disse.
O bebê foi encaminhado ao hospital Delphina Aziz na madrugada de terça-feira, 14, após ficar do dia 2 até o dia 13 deste mês no Hospital da Criança, na zona oeste.
Transparência
Simone Papaiz, secretária de saúde, informou que a partir desta sexta-feira, 17, estará disponível um link específico no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) para que a população tenha acesso a todos os gastos do governo envolvendo o combate ao novo coronavírus.
“Todos os gastos de todas as ações, aquisição de equipamento, recursos humanos, tudo o que a gente for alocando para o enfrentamento da pandemia eles vão estar no portal da transparência no link que vai ser propriamente para essa visualização do está sendo implementado de recursos financeiros”, disse.
Segundo Rosemary, os dados serão de todas as secretarias que tenham algum gasto nesse sentido. “Não apenas a FVS e a Susam vão disponibilizar seus dados num canal único de comunicação sobre isso, mas também, as outras secretarias de governo, que estão tendo gastos com o Covid”, afirmou.
A medida de transparência coincide com a ação civil pública ajuizada nesta quarta-feira, 15, pelo MPF (Ministério Público Federal) e MP-AM (Ministério Público do Amazonas) que pedem à Justiça Federal que obrigue o Estado do Amazonas e a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) a publicar informações claras e atualizadas, no site na internet, sobre verbas federais já recebidas e a receber e sobre o repasse, pelo Ministério da Saúde, de respiradores, equipamentos de proteção individual e testes.