Por Felipe Campinas e Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – Cerca de 3 mil técnicos de enfermagem que serão contratados diretamente pelo Estado a partir desta quarta-feira, 8, receberão plantão 23% maior que o valor pago pelas empresas, segundo o governador Wilson Lima. Na manhã desta segunda-feira, 6, Lima afirmou que, mesmo com o plantão mais caro, o Estado terá redução de 30% com gasto de pessoal.
“O plantão, hoje, pago por essas empresas é de R$ 107,00. O plantão que será pago pelo Governo do Estado será de R$ 132,40. Nós vamos ter uma redução – essa é uma expectativa do governo – de 30% com o gasto desse pessoal e o servidor público ainda vai receber um plantão acima daquilo que ele recebia das empresas”, afirmou Lima em entrevista coletiva.
Os servidores contratados já atuam nas unidades de Saúde do Amazonas através de contratos terceirizados, mas enfrentam dificuldades com o atraso de pagamento de salários. Segundo Wilson Lima, eles serão contratados diretamente pelo Estado em regime temporário e as contratações poderão ser prorrogadas por até quatro anos.
Para o governador, a realização de processo seletivo para contratação de profissionais “não seria justo e correto” com os trabalhadores que já estão prestando serviço ao Estado porque haveria o “risco” desses técnicos de enfermagem não serem contratados.
A contratação temporária dos novos servidores ocorrerá entre os dias 8 e 17 de janeiro no Centro de Convenções Vasco Vasques, no horário de 8h às 17h. Conforme o governador, no local estarão servidores da Sead (Secretaria de Estado de Administração), Susam (Secretaria de Estado de Saúde), Prodam (Processamento de Dados do Amazonas) e Bradesco.
“Essa pessoa entra lá no Vasco Vasques, passa por todos esses órgãos e de lá sai contratada e com sua conta bancária aberta para receber o seu salário no mês seguinte. Para acabar com aquela história do Governo do Estado passar para as empresas e esse dinheiro nem sempre chegar ao servidor público”, afirmou Wilson Lima.
De acordo com o governador, as listas dos servidores contratados e a relação dos documentos necessários para a contratação serão publicadas a partir desta segunda-feira, 6, nos murais das unidades de saúde. “Esses servidores irão ao Vasco Vasque no momento em que não estiverem de plantão”, disse o governador.
“Os diretores das unidades já estão sendo orientados nesse sentido. Então, não é motivo de ‘corre-corre’ para aparecer lá no Vasco Vasques ‘do nada’. Cada unidade tem a relação, o dia e o horário que esses servidores devem ir ao Vasco Vasques para que seja feita a sua contratação”, afirmou Wilson Lima.