AMAZONAS ATUAL
quinta-feira, 26 maio, 2022
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Dia a Dia

No Brasil, 15% das faculdades tiveram avaliação insuficiente

8 de março de 2017
no Dia a Dia
0 0
0
CompartilharTweetEnviar
05112010-arquivoalunos1
Para o Inep, é necessário melhorar a qualidade do ensino superior (Foto: ABr/Agência Brasil)

BRASÍLIA – Cerca  de 15% das instituições de ensino superior tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo MEC (Ministério da Educação). Os dados são do IGC (Índice Geral de Cursos) de 2015, divulgados nesta terça-feira, 8. O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.

Na avaliação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o IGC de 2015 “não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas. Temos um mesmo patamar de qualidade.”. O IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%,  2; 67%,  3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices;  28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%.

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda,  gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as  instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

“Como educadora, qualquer percentual que se apresente abaixo da média é preocupante para quem faz uma educação de qualidade, que deseja isto como objetivo de Estado e nação”, avalia  Mariangela Abrão, coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep. Ela destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que fazem o ensino superior e que, após a expansão, é necessário melhorar a qualidade.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino.  Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Indicadores

Anualmente o Inep avalia o ensino superior por meio de uma série de indicadores. Um deles é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado aos estudantes concluintes do ensino superior. A cada ano um grupo diferente de curso é avaliado. A cada três anos, todos os cursos são apreciados.

Além das provas do Enade, os estudantes respondem a um questionário sobre condições socioeconômicas e sobre o curso e a instituição. O questionário contém, por exemplo, questões sobre infraestrutura e condições de ensino e aprendizagem. Tanto as provas do Enade quanto o questionário são obrigatórios para os concluintes dos cursos avaliados, que ficam impedidos de receber o diploma caso deixem de fazer o exame sem justificativa.

O CPC é calculado com base principalmente no desempenho dos estudantes Enade, nos dados obtidos por meio do questionário do estudante e nos dados dos professores obtidos no Censo da Educação Superior. São considerados por exemplo, o número de mestres e doutores na instituição, bem como as condições de trabalho.

O IGC é calculado com base no CPC e em avaliações dos cursos de pós-graduação feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que todos os cursos da instituição sejam considerados, o cálculo é feito com base nos três últimos CPCs.

Tanto o CPC quanto o IGC são distribuídos em conceitos de 1 a 5, por meio da chamada curva de Gauss – gráfico de distribuição normal de um determinado conjunto de dados e representa uma função que possui propriedades peculiares -. A faixa 3 é definida pelo Inep como a média. Os cursos que mais se distanciam da média seja para cima ou para baixo são distribuídos nos demais conceitos.

Qualidade

Devido aos mecanismos de cálculo e a distribuição na curva de Gauss, Mariangela explica que os conceitos não dizem se os cursos e instituições são ou não de excelência, apenas permite uma comparação entre os mesmos. Um curso que obtém conceito 5 é apenas um curso que se distancia positivamente da média. “Poderia se tratar apenas de um menos pior dos cursos.”

Segundo ela, o Inep, em conjunto com educadores e especialistas, busca formas de melhorar os índices. A intenção é que as questões do Enade tenham uma mesma matriz de dificuldade, o que vai permitir a comparação dos exames de um ano em relação a outro – o que atualmente não é possível – e que sejam estabelecidos critérios mais claros para que uma instituição ou curso receba conceitos máximos ou mínimos. Os novos critérios deverão ser desenvolvidos ao longo de 2017 e poderão ser aplicados nas avaliações de 2018.

(ABr/Agência Brasil)

Assuntos: avaliaçãobrasilFaculdadesíndiceInep
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

PRF homem morre sufocado
Dia a Dia

Homem morre sufocado com gás ao ser preso em carro por policiais da PRF

26 de maio de 2022
Mulher é maioria nos lugares visitados por recenseadores (Foto: TÂnia Rêgo-ABr)
Dia a Dia

Novos processos seletivos do IBGE ampliam vagas para o Censo 2022

26 de maio de 2022
O FGHab foi criado em 2009, pela mesma lei que lançou o programa habitacional, rebatizado de Casa Verde e Amarela (Foto: Thomaz Silva/Agencia Brasil)
Dia a Dia

Financiamento do Casa Verde Amarela aumentará em até 21,4%

26 de maio de 2022
Compra de imóvel no condomínio Solaris com dinheiro de caixa 2 resultou na condenação do ex-presidente Lula (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Tríplex de Guarujá atribuído a Lula será sorteado na internet no sábado

26 de maio de 2022
policia federal
Dia a Dia

Operação Falso Positivo combate fraude de estudantes no CadÚnico

26 de maio de 2022
terremoto no peru
Dia a Dia

Terremoto de magnitude 7,2 atinge Peru; tremor foi sentido em Manaus

26 de maio de 2022
vacinação
Dia a Dia

Brasil registra 6 mil casos de Covid em 24 horas

25 de maio de 2022
Presidente da Ageman, Elson Andrade, foi o entrevistado do programa O A da Questão (Foto: Reprodução/YouTube)
Dia a Dia

Concessionária deve devolver valor investido no ETE e Proama, diz presidente da Ageman

25 de maio de 2022
coronavac
Dia a Dia

Coronavac mostra efetividade de 64% para evitar hospitalização de crianças

25 de maio de 2022
Empresa dos EUA anuncia vacina experimental contra o coronavírus
Dia a Dia

FVS confirma o primeiro caso de sarampo no Amazonas

25 de maio de 2022
Exibir mais notícias
Próxima notícia
Edilene Oliveira e José Melo

Governo Melo vai aumentar alíquota de ICMS para turbinar fundo gerido pela primeira-dama

Agência Nacional de Saúde tem falhas de fiscalização, diz TCU

ANS analisará proposta de plano de saúde mais barato ao paciente

Pré-pago: Oi segue a Vivo e corta internet ao fim da franquia

‘Cadê meu Crédito?’ orientará sobre perda de créditos pré-pagos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In