Por Daisy Melo, da Redação
MANAUS – As vendas para o Dia dos Namorados, 12, devem render ao comércio de Manaus R$ 46 milhões neste ano, uma alta de 1,6% em relação a 2016. Os setores que mais devem lucrar com a data são os de perfumaria, vestuário, calçados, eletrônico e joalheria, que despontam na preferência dos consumidores consultados. Para a data, o plano é gastar, em média, R$ 90 com o presente. Os dados são da pesquisa da Intenção de Compras da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus).
A maioria dos entrevistados pretende apostar na ‘lembrancinha’, já que planeja gastar menos de R$ 50 com o presente. No geral, 22,59% dos entrevistados informaram que pretendem gastar um valor inferior a R$ 50; 21,15% pretendem gastar de R$ 50,01 a R$ 100; 14,44% pretendem gastar de R$ 100,01 a R$ 150 e 12,89% pretendem gastar de R$ 150,01 a R$ 200. No geral, o tíquete médio chegou ao valor de R$ 90.
Quanto à forma de pagamento, segundo os entrevistados, 71,8% vão realizar suas compras a dinheiro, 27,5% o cartão de crédito, 19,4% o cartão de lojas e apenas 7,4% usarão o cartão de débito. No topo da lista do que os consumidores planejam comprar estão itens de perfumes e similares (18,9%), vestuário (14,7%), calçados e acessórios, (13,1%), smartphone e tablet (10,9%) e joias e relógios (5,2%).
Quando perguntados sobre o local aonde comprariam os presentes, a maioria (41,2%) optou pelo Centro da cidade. Outros 36,1% irão realizar suas compras nos shoppings da cidade e 25,1% vão fazer suas compras em lojas de departamento. Conforme a CDL Manaus, os números apontam que o comércio tradicional da cidade ainda é muito forte e detém a preferência da maioria dos consumidores.
A pesquisa da CDL-Manaus entrevistou 550 pessoas, entre 2 a 5 de maio.