Enquanto um grupo fazia campanha para alertar os evangélicos sobre o voto de cabresto, os candidatos cometiam irregularidade
MANAUS – Integrantes da Rede Fale Manaus flagraram, no último sábado, propaganda eleitoral irregular de candidatos do PMDB durante o evento Marcha Para Jesus, realizado por igrejas evangélicas, que reuniu milhares de pessoas nas ruas de Manaus. A marcha começou no Centro da Cidade e seguiu até o centro de convenções, na zona centro-oeste. Em uma passarela, no percurso, uma faixa com os candidatos Pastor Nilmar (deputado federal), Eduardo Braga (governador) e Marcel Alexandre (deputado estadual) foi estendida durante a passagem da multidão. A propaganda eleitoral em bens públicos, como passarelas é proibida pela Lei Eleitoral (
Durante o evento o Rede Fale Manaus iniciou uma campanha contra o voto de cabresto voltada para o público evangélico. O objetivo da campanha é alertar o eleitorado deste seguimento a não aceitar a imposição de candidatos por pastores evangélicos e combater as práticas eleitorais ilícitas dentro dos templos. “Igreja não é curral eleitoral – contra o voto de cajado” é o slogan da campanha.
Membros da Rede Fale Manaus fotografavam a ação do grupo quando se depararam com a propaganda dos candidatos na passarela de pedestre. Os líderes da rede prometeram entregar o material dos candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral em forma de denúncia.
A rede também lembra que a propaganda eleitoral, ou o pedido de voto para candidatos dentro das igrejas de qualquer denominação caracteriza crime eleitoral e deve ser denunciado ao TRE ou ao Ministério Público Eleitoral.