O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Na busca por spray para Covid-19, comitiva brasileira não poderá circular em Israel

5 de março de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
Spray nasal contra Covid citado por Bolsonaro não tem dado publicado (Foto: USP/Fotomontagem sobre imagem de flockine via Pixabay)
Por Ricardo Della Coletta, da Folhapress

BRASÍLIA – A comitiva liderada pelo ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) a Israel não poderá circular pelo país e estará restrita a um hotel e aos compromissos oficiais.

A missão parte neste sábado, 6, com retorno previsto para quarta-feira, 10. O objetivo é visitar uma instituição israelense que está desenvolvendo um spray para o tratamento da Covid-19.

Os protocolos de segurança sanitária foram estabelecidos pelo governo israelense, que está empreendendo o mais avançado programa de vacinação no mundo para conter a disseminação do coronavírus. De acordo com interlocutores, a missão brasileira terá entre 8 e 10 pessoas.

Na terça-feira, 2, o presidente Jair Bolsonaro disse que o medicamento israelense “parece um produto milagroso”. A principal agenda do grupo será uma visita ao centro médico Ichilov, que realiza os estudos com o spray EXO-CD24. A droga está sendo testada para Covid-19 com 30 voluntários e, por enquanto, não há resultados publicados em artigo científico da fase 1, que ainda está sendo realizada.

O instituto quer assinar um acordo com o Brasil para poder realizar as fases dois e três dos testes do medicamento no país.
O centro médico em Tel Aviv está interessado ainda em cofinanciamento do Brasil para o medicamento.

Além de Araújo, devem fazer parte da comitiva representantes do ministério da Saúde e da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações, além do Itamaraty.

Também está prevista a participação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, e do assessor especial para assuntos internacionais do Planalto, Filipe Martins.

Além do instituto, as autoridades brasileira devem visitar dois outros centros de pesquisa em Israel. Uma delas também está tentando desenvolver um tratamento contra o coronavírus, a partir de um remédio utilizado contra alguns tipos de câncer. A terceira instituição atua em pesquisas de vacina contra a Covid-19.

Deve ainda manter encontros com membros do governo do país, entre eles o chanceler Gabi Ashkenaz. Araújo também tenta confirmar uma audiência com o premiê Binyamin Netanyahu.

Para autorizar a viagem, o governo de Israel exigiu um protocolo sanitário que envolve testes PCR para todos os membros da comitiva brasileira antes da decolagem.

Também ficou estabelecido que Araújo e os demais integrantes da missão não poderão deixar o hotel a não ser para os compromissos oficiais pré-estabelecidos.

As precauções são comuns nas visitas oficiais durante a pandemia, mas geram apreensão ainda maior no caso da comitiva do governo Bolsonaro uma vez que a variante brasileira do vírus é tratada como preocupação internacional.

Nos últimos dias, jornais do Reino Unido noticiaram que autoridades do país estavam tentando rastrear um viajante que chegou do Brasil com a variante conhecida como P.1.

Israel está na vanguarda internacional no combate ao novo vírus, tendo empreendido uma campanha de vacinação em massa que já imunizou 39% da sua população. Dados indicam uma queda brusca no número de infecções e mortes após o avanço da campanha de vacinação.

Ao longo do ano passado, a estratégia dos israelenses para controlar a disseminação da Covid-19 esteve baseada em regras de isolamento social, incluindo lockdowns quando houve avanço na contaminação, e no rastreamento de pessoas contaminadas.

O país tem cerca de 9 milhões de habitantes, tendo registrado 791 mil casos confirmados de Covid-19 e 5,8 mil mortes.

Na quarta-feira, 3, o Brasil registrou 1.840 novas mortes em um único dia, o recorde até o momento. O total de óbitos desde o início da pandemia é de quase 260 mil.

Bolsonaro tem um histórico de declarações em que minimiza o vírus, critica medidas defendidas por especialistas, entre elas o isolamento social, e defende medicamentos que são ineficazes para o tratamento da doença.

Na noite de quarta, o presidente disse que, no que depender dele, “nunca teremos lockdown”.

Notícias relacionadas

Ministério da Saúde reforça campanha para combater o sarampo no país

Professor esfaqueado por adolescente durante aula de reforço deixa hospital

Polícia investiga morte de trabalhador em montagem de alegoria de ciranda

Gaza pode deixar de existir para sempre, diz ‘pau-mandado’ de Trump

Apocalipse estelar: Terra sofrerá tempestade solar, alerta a NOAA

Assuntos Covid-19, Israel, spray nasal
Redação 5 de março de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ataques em Gaza
Dia a Dia

Gaza pode deixar de existir para sempre, diz ‘pau-mandado’ de Trump

29 de agosto de 2026
Política

Wilson Lima alega que não comprou respiradores em loja de vinho

18 de agosto de 2026
Decisão contra David Almeida (Avante) envolve site na plataforma Linktree (Foto: Divulgação)
Política

David Almeida propõe usar tecnologia de Israel contra o tráfico de drogas

13 de agosto de 2026
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Divulgação/FVS)
Dia a Dia

Vereador quer acabar com exigência de vacinação contra a Covid-19 nas escolas

12 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?