O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Mundial de surfe vira funil para definir brasileiros em Tóquio-2020

2 de abril de 2019 Esporte
Compartilhar
Da Folhapress

SÃO PAULO – A temporada 2019 da Liga Mundial de Surfe (WSL) começa na noite desta terça-feira, 2, manhã de quarta, 3, na Austrália, novamente com domínio brasileiro entre os participantes da competição masculina e pelo menos três deles entre os principais candidatos ao título.

A novidade é que neste ano também haverá disputa pelas vagas destinadas ao País na Olimpíada de Tóquio-2020, quando o esporte fará sua estreia nos Jogos Olímpicos.

A principal forma de se classificar para o evento no Japão é se destacar na Liga Mundial de 2019. Garantem vaga os dez primeiros colocados do ranking entre os homens e as oito primeiras mulheres.

Como há limite de até dois representantes por país em cada gênero, a tendência é que as vagas para a competição masculina sejam bastante disputadas entre os 11 surfistas brasileiros na elite.

O Brasil repete o número registrado no ano passado e novamente é a nação com o maior número de atletas na competição, superando concorrentes tradicionais como Austrália e Estados Unidos.

Os favoritos do país ao título são o bicampeão mundial Gabriel Medina (2014 e 2018), Filipe Toledo e Italo Ferreira, respectivamente terceiro e quarto colocados no ano passado. Ao menos um deles, no entanto, ficará fora da disputa olímpica em 2020.

Entre os rivais estrangeiros, destaque para o australiano Julian Wilson, atual vice-campeão, e John John Florence, vencedor em 2016 e 2017. No ano passado, o surfista do Havaí, considerado o maior adversário de Medina, sofreu com uma lesão e abandonou a temporada após cinco etapas.

Oito nomes do país tentarão surpreender: Willian Cardoso, Michael Rodrigues, Adriano de Souza (campeão em 2016 e que começa a temporada lesionado), Yago Dora, Jessé Mendes, Peterson Crisanto, Deivid Silva e Jadson André.

Já entre as mulheres, as vagas brasileiras devem ficar com as duas representantes do país na elite: Tatiana Weston-Webb, 22, que vive no Havaí desde os dois anos de idade e somente em 2018 passou a defender o Brasil, e a cearense Silvana Lima, 34, duas vezes vice-campeã mundial.
Há outras formas de se classificar para Tóquio além da Liga Mundial. Os

Jogos Mundiais de Surfe (organizados pela ISA, federação internacional da modalidade, e menos relevantes que a liga) e o Pan-Americano de Lima, no meio do ano, também distribuirão vagas.

No caso brasileiro, porém, a tendência é que elas sejam preenchidas já pelo primeiro critério de classificação, que é o desempenho na liga.
Medina, 25, que chegou a dizer no início de 2018 que a Olimpíada não seria uma prioridade, adotou discursou bem mais empolgado com os Jogos desde que conquistou o bicampeonato, em dezembro.

“As Olimpíadas vão ser demais. Vai ser uma honra representar o Brasil no Japão. As Olimpíadas vão ter o mesmo peso do circuito mundial”, afirmou o surfista de São Sebastião (SP) após triunfar pela segunda vez no Havaí.
Toledo, 24, segue a mesma linha. “É a chance de entrar para a história”, disse à reportagem o paulista de Ubatuba. Ele, porém, minimiza o impacto da criação de uma espécie de funil para decidir quem serão os representantes olímpicos.

“A gente vem competindo no circuito mundial há muito tempo. [O ambiente] sempre foi muito acirrado dentro da água, mas fora sempre foi de muita amizade, então não acho que a vaga para as Olimpíadas cause algum conflito entre nós, justamente por já sabermos lidar com isso. Mas vai acirrar um pouco mais a disputa”, afirmou Toledo.

Ainda há dúvidas sobre alguns pontos da classificação. Segundo os critérios publicados pelo Comitê Olímpico Internacional em março de 2018, para se classificar aos Jogos Olímpicos, os surfistas devem ter uma boa relação com sua federação nacional e com a ISA. Não há uma definição do que seria essa boa relação.

Outra exigência é participar das edições de 2019 e 2020 dos Jogos Mundiais de Surfe, competição que não costuma estar no radar dos principais atletas do mundo.

É possível que haja um conflito de calendário com a liga, que costuma ir de abril a dezembro. A janela da competição olímpica vai de 25 a 29 de julho.
Além do duelo pelas vagas em Tóquio, a edição 2019 da Liga Mundial de Surfe terá outra novidade. Pela primeira vez, a premiação para homens e mulheres será a mesma em todas as etapas do circuito.

A medida foi anunciada em setembro. “O prêmio em dinheiro é fantástico, mas a mensagem significa ainda mais”, disse na época Stephanie Gilmore. A australiana foi campeã mundial sete vezes, a última delas no ano passado.

A competição é transmitida pela ESPN e via streaming da WSL, no site da entidade e no Facebook.

Notícias relacionadas

Corinthians repete placar e está nas oitavas de final da Copa do Brasil

Vitória elimina Flamengo da Copa do Brasil com golaço

CBF renova com Ancelotti para treinar seleção brasileira até 2030

‘Depende dele, não de mim’, diz Ancelotti sobre convocar Neymar

Neymar está na pré-lista de Ancelotti para a Copa do Mundo

Assuntos mundial, surfe
Redação 2 de abril de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Esporte

Miguel Hidalgo é vice-campeão mundial de triatlo e coloca o Brasil pela 1ª vez no pódio

19 de outubro de 2025
Esporte

Brasil vai enfrentar Itália e Nigéria no Mundial Sub-20

21 de abril de 2023
Tite decidiu mudar esquema ofensivo da seleção brasileira para valorizar Neymar (Foto: Reprodução/YouTube)
Esporte

Para ‘privilegiar’ Neymar, Tite muda tática a poucos dias da Copa

6 de novembro de 2022
Esporte

Flamengo planeja investimento forte em 2023 para a disputa do Mundial

31 de outubro de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?