
Do ATUAL
MANAUS – O MPAM (Ministério Público do Amazonas) investiga um policial militar por suspeita tráfico de armas de uso restrito. A operação “Fogo Amigo” ocorreu nesta sexta-feira (30) coordenada pelas 60ª e 61ª Promotorias de Justiça Especializadas no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.
A operação ocorre após a prisão e soltura do PM, que estava com uma metralhadoras Browning calibre 30, armamento com alto poder destrutivo.
Os promotores cumpriram mandado de prisão preventiva contra um ex-militar do Exército, além de buscas e apreensões em seis locais. Um veículo foi apreendido. O policial militar está foragido
Também flagraram um dos investigados em conversa telefônico por vídeo com um detento que está no presídio. O episódio evidenciou a entrada e o uso de telefone celular no ambiente de custódia.
Para o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, da 60ª Proceapsp, a observação de pessoa presa mantendo comunicação extramuros por meio de aparelho celular foi determinante para a imediata fiscalização no local pelo Ministério Público. “Isso levou à apreensão de outros materiais, além da detecção da fuga de dois custodiados, sendo tomadas imediatas providências para a apuração dos fatos”, disse.
A investigação está em sigilo. A operação contou com a colaboração das Polícias Civil e Militar e do Exército Brasileiro, além de apoio operacional do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo).