
Da Redação
MANAUS – Investida de evangelizadores atinge dez povos indígenas em situação de total isolamento localizados no Vale do Javari, na região sudoeste do Amazonas, segundo reportagem do jornal O Globo publicada nessa segunda-feira, 24. Esse número representa 35% dos povos indígenas isolados do Brasil.
O levantamento foi feito com base em denúncias da entrada de missionários evangélicos em Terras Indígenas feitas ao MPF (Ministério Público Federal), dados da Funai e do OPI (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato).
De acordo com a reportagem, as mais recentes ocorrências de invasão de territórios indígenas por missionários se deram no Vale do Javari. Uma delas denunciada por indígenas da etinia Matis e a outra na Terra Indígena Hi-Merimã, localizada no sul do estado do Amazonas, onde um missionário realizava uma expedição exploratória.
A reportagem também afirma que além do Vale do Javari, região com a maior concentração de nativos isolados do mundo, há outras ocorrências nas terras indígenas Mamoadate, na cabeceira do Rio Acre, e Hi-Merimã, no Rio Purus.