Do ATUAL
MANAUS — O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, autorizou nesta quinta-feira (14) as obras da Infovia 04, uma “estrada digital” que levará internet a pequenas cidades na floresta amazônica.
O projeto, com investimento de R$ 118 milhões, beneficiará 450 mil habitantes em áreas de difícil acesso com a instalação de 620 km de cabo de fibra ótica, dos quais 490 km serão submersos nos rios da região.
Quando concluída, a infovia vai conectar Boa Vista (RR) à Vila de Moura, distrito de Barcelos (AM), passando por outros municípios de difícil acesso como Santa Maria do Boiaçu, distrito de Rorainópolis e Caracaraí, em Roraima.
A instalação dos cabos começará em Santa Maria do Boiaçu, com uma plataforma fluvial lançando a fibra ótica no leito dos rios até Caracaraí. Depois os fios serão instalados no trecho de Vila de Moura a Santa Maria do Boiaçu, concluindo o trecho sob as águas. A conexão entre Caracaraí e Boa Vista, de 130 km, será feita por terra.
“Vamos levar inclusão digital que, consequentemente, vai proporcionar inclusão social nessas localidades” afirmou o ministro.
A Infovia 04 viabilizará internet de banda larga para 40 escolas, três prefeituras, dois pontos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), quatro unidades de saúde e quatro pontos de defesa.
O projeto faz parte do programa Norte Conectado para expandir a infraestrutura de comunicação na Amazônia com a instalação de 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios.
O investimento no programa é de R$ 1,3 bilhão para alcançar 10 milhões de pessoas e atendendo 59 municípios no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. A implantação preservará 68 milhões de árvores, evitando o desmatamento.
No Amazonas, a Infovia 04 fortalecerá a conectividade em regiões isoladas. Segundo o ministério, a instalação submersa dos cabos contribui para a preservação ambiental eliminando a necessidade de desmatamento.
Etapas
A primeira Infovia foi a 00, que saiu de Macapá (AP) e passou pelas cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer. A 01 ligou Manaus a nove municípios, sendo quatro no Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes) e cinco no Pará.
A Infovia 03, inaugurada neste ano, interligou Belém (PA) a Macapá e passando pelos municípios paraenses de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves. Num segundo momento, serão interligadas também as cidades de Ponta de Pedras e Afuá.
Serão viabilizadas 28 infovias no país. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em municípios de difícil acesso.