Do ATUAL
MANAUS – O Ministério Público do Amazonas apura a falta de mamógrafos no município de Itacoatiara (a 276 quilômetros de Manaus). O equipamento está indisponível no Hospital José Mendes há anos.
A falta de mamógrafo foi constatada pelo promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, que visitou o hospital no dia 2 de outubro. O equipamento deixou de funcionar devido a problemas técnicos e nunca foi substituído.
Sem o aparelho, as mulheres de Itacoatiara ficam dependentes de campanhas esporádicas de exames como as realizadas em parceria com o Sesc Amazonas e pela Carreta da Saúde da Secretaria de Saúde do estado.
Em maio de 2024, uma dessas unidades móveis esteve no município oferecendo exames de mamografia por um período limitado. Ainda assim, o promotor salientou que essas ações, por mais importantes que sejam, não substituem a necessidade de um serviço contínuo na cidade.
A administração do hospital afirmou ter solicitado à Secretaria de Saúde a reposição do equipamento, mas, até o momento, nenhuma medida efetiva foi tomada.
O MPAM instaurou uma notícia de fato para acompanhar o caso e obter respostas sobre o prazo para o restabelecimento do serviço no município.