
Do ATUAL
MANAUS – O minidocumentário “Manaus Solo Sagrado” mostra, em 19 minutos, a diversidade da cultura manauara em música e poesia. A estreia ocorre nesta terça-feira (11), às 18h30, no Teatro Gebes Medeiros, no Centro da capital.
Escrito e dirigido por Ramom Morato, a produção foi gravada na Comunidade Parque das Tribos, no Centro Histórico de Manaus, na Praça da Matriz, no Largo São Sebastião e no Teatro Amazonas.
“Manaus é a personagem conduzida por artistas locais. As sonoridades exploradas são representações de diferentes expressões culturais que são encontradas na cidade”, explica Ramom.
O filme será exibido também no Centro Cultural Palácio da Justiça no dia 20 de Março, a partir das 19h, e no dia 29 no Basquiat Galeria Bistrô Pub, na Rua Silva Ramos 170, Centro. Todos com todas as sessões são gratuitas.
Rapp, música clássica e o ritmo da capoeira compõem o documentário. “Nossa intenção é exibir o filme em espaços abertos e de grande circulação de público buscando democratizar o acesso ao cinema e promover reflexões sobre a conexão entre o ambiente urbano e a nossa identidade cultural”, disse Morato.
A produção foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo na categoria Audiovisual em 2024 e tem assistência de roteiro e direção de Lívia Prestes, imagens de Philippe Omena, direção de fotografia e edição de Don McConnell,