
Do ATUAL
MANAUS – O ministro das Cidades, Jader Filho, disse nesta segunda-feira (5) em Manaus que a capital vai ser contemplada com mil imóveis do Minha Casa Minha Vida Calamidade, destinados às pessoas que moram em áreas de risco ou que perderam suas casas durante desastres naturais.
Jader Filho anunciou mais residências do programa habitacional ao visitar a obra do Residencial Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O disse que o governo federal pretende entregar 10 mil unidades habitacionais no estado até o fim da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Um caso específico aqui de Manaus […], o aspecto do Minha Casa Minha Vida Calamidade a partir de tudo aquilo que se sofreu aqui alguns anos atrás e nós identificamos que havia uma necessidade de a gente tirar essas pessoas das áreas de risco, tirar aquelas pessoas que perderam as suas unidades habitacionais e que estão vivendo ou com o aluguel social, ou em casa de parentes”, disse Jader Filho.
“São mais de mil unidades só do Minha Casa Minha Vida Calamidade aqui em Manaus, que é uma outra frente importante do Minha Casa Minha Vida. Com isso, totaliza mais de 5 mil unidades só para Manaus e no Amazonas são mais de dez mil novas unidades do Minha Casa Minha Vida”, revelou.
O ministro disse que será aberta uma seleção do Minha Casa Minha Vida e que as prefeituras, construtoras e o Governo do Amazonas precisam fazer projetos para obter os recursos.
“Nós, a partir do dia 16, vamos abrir uma nova seleção do Minha Casa Minha Vida. Obviamente Manaus e o Amazonas vão ser contemplados. Então, é importante as prefeituras, o governo do Estado e também as construtoras começarem a fazer seus projetos porque nós vamos abrir primeiramente o Minha Casa Minha Vida Urbano, depois nós vamos passar para o Minha Casa Minha Vida Rural e o Minha Casa Minha Vida Entidade”, explicou Jader Filho.
O Minha Casa Minha Vida Calamidade é uma modalidade do programa Minha Casa Minha Vida que visa atender famílias atingidas por desastres naturais como enchentes, que tiveram suas casas destruídas ou interditadas, oferecendo recursos para a reconstrução ou melhoria da moradia.
O ministro foi a Presidente Figueiredo para entrega de dois módulos do Residencial Vale das Nascentes. São 400 casas construídas com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O Ministério das Cidades investiu R$ 35 milhões nos dois módulos. Jader Filho encerra a visita ao Estado em Tefé, onde assinará a autorização para construção de mais 400 moradias no Residencial Nova Tefé I, II e III.
Jader Filho esteve acompanhado dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) e do prefeito David Almeida na solenidade em Manaus.