
Do ATUAL
MANAUS – O médico, escritor e pesquisador amazonense João Bosco Botelho, de 75 anos, lança nesta sexta-feira (21) em Manaus mais uma obra, o romance ‘Escolhas’. Também lançará a 4ª edição atualizada de ‘História da Medicina: da abstração à materialidade’.
No ensaio sobre medicina, Bosco Botelho narra os processos teóricos das práticas de cura. Segundo o autor, trata-se de reflexão sobre como a Medicina e o Direito foram fundamentais na formação do ser humano ao promover a humanização dos indivíduos através da cura e da justiça.
“É uma obra técnica voltada para o debate acadêmico nas escolas de Medicina e Direito principalmente. Mas, certamente, deve despertar o interesse de estudiosos e pesquisadores de outras áreas”, diz o autor.
Em ‘Escolhas’, o autor narra uma jornada sobre a responsabilidade que temos nas decisões que tomamos ao longo da vida. O personagem Antônio, um jovem estudante de 17 anos, sai de Manaus para estudar no Rio de Janeiro. Sua jornada é marcada por escolhas determinantes, especialmente a decisão de seguir a carreira de médico.
A narrativa mistura elementos do real e do imaginário para mostrar a transição entre a juventude e a vida adulta. Antônio se vê diante de dilemas existenciais que todos enfrentamos em algum momento. O Rio de Janeiro, com sua diversidade e sua beleza natural, serve como o pano de fundo onde ele começa a desenhar seu futuro, enquanto é confrontado pelas complexas escolhas que a vida impõe.
A jornada prossegue em Paris, onde Antônio, já adulto, revisita sua trajetória e reflete sobre suas decisões passadas. A cidade, com seus marcos históricos e arquitetônicos, transforma-se em um personagem na narrativa, enquanto o autor nos conduz pelas suas ruas e monumentos, como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame.
João Bosco Botelho tem 200 artigos científicos e 16 livros publicados, entre eles ‘Cordeiros e Bodes’, ‘Epidemias: contra o medo da morte (pela Editora Valer), ‘Medicina e Religião: conflito de competências’, ‘Arqueologia do prazer e os limites da cura’, além de diversas outras publicações que abordam temas ligados à Medicina, filosofia e à experiência humana.
Nascido em Manaus, João Bosco Lopes Botelho se formou em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 1972. Doutor em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial pela Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie. Botelho também realizou pós-doutorado na Universidade de Paris VII Denis Diderot.
Em 1999, obteve a livre-docência na Faculdade de Medicina de Valença, tornando-se o único amazonense a alcançar esse diploma. Botelho é professor titular aposentado e orientador nos programas de mestrado e doutorado em Biotecnologia da Ufam.
Ele é criador da ‘Incisão de Botelho’, técnica cirúrgica inovadora no tratamento de bócios de grande volume, comuns em regiões bociogênicas como o interior do Amazonas. Ele foi o primeiro médico otorrinolaringologista da América Latina a ser agraciado com o título de doutor honoris causa pelo governo francês.
O lançamento ocorre na Valer Teatro, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, às 17h30.