Da Redação
MANAUS – Com cadastro a partir desta terça-feira, 11, as matrículas para a rede estadual e municipal de ensino no Amazonas começam no dia 17 deste mês de dezembro, pela internet e de forma presencial nas escolas. O cadastro agiliza o atendimento e não garante vaga. O prazo final será o dia 21 e o período vale também para os colégios da Polícia Militar, que terão acesso por processo seletivo. A divulgação do resultado será divulgado no dia 4 de janeiro e o período de interposição de recursos será entre os dias 7 e 8 de janeiro. O endereço eletrônico para inscrições é: www.matriculas.am.gov.br.
A confirmação de matrícula para os estudantes aprovados no processo seletivo dos colégios da PM será no período de 15 a 16 de janeiro. Uma segunda chamada será divulgada a partir do dia 21 de janeiro e a confirmação de matrícula será nos dias 22 e 23.
Os prazos foram anunciados nesta terça-feira conjuntamente pela Seduc Secretaria de Estado da Educação) e Semed (Secretaria Municipal de Educação). As escolas de tempo integral serão as primeiras a cadastrarem novos alunos, a partir desta quarta-feira, 12. A confirmação de matrícula para os aprovados no processo seletivo será de 3 a 4de janeiro. Em caso de vagas remanescentes, uma segunda chamada será divulgada a partir do dia 17 de janeiro. A confirmação de matrícula da 2ª chamada será nos dias 17 e 18 deste mês.
Para os alunos que já são das redes pública estadual e municipal, o período de rematrícula será entre os dias19 de dezembro e 2 de janeiro. As aulas do ano letivo de 2019 terão início no dia 6 de fevereiro para as escolas da rede estadual e municipal de educação.
Transferências
As transferências por reordenamento (escolas sem continuidade) poderão ser feitas entre os dias 3 e 4 de janeiro para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A confirmação de matrícula do reordenamento para todos os níveis de ensino será nos dias 7 e 8 de janeiro.
A Seduc e a Semed estimam disponibilizar mais de 180 mil novas vagas. Somente na rede estadual serão 143.060 novas vagas, sendo que 10.215 são para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; 17.109para a educação de jovens e adultos (EJA); 50.841 das vagas são para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; e 64.895 para o ensino médio.Já a Semed vai oferecer 40.169 mil vagas para alunos novatos. Para a educação infantil serão ofertadas 27.617 mil novas vagas e para o ensino fundamental, 12.552 mil.