Do ATUAL
MANAUS – No Brasil, 100 mil casos de Alzheimer são diagnosticados por ano, segundo o Ministério da Saúde. No país, 1,2 milhão de brasileiros sofrem de Alzheimer. A OMS (Organização Mundial da Saúde) também alerta sobre o aumento de diagnóstico da doença, atribuída ao envelhecimento da população.
De acordo com a neurocirurgiã Danielle Lara, do Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC), o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta o cérebro.
“A causa é desconhecida, mas a medicina entende que seja genética. A doença acontece quando proteínas do cérebro começam a ser mal processadas. Surgem fragmentos de proteínas, que se tornam tóxicos e começam a prejudicar o funcionamento do cérebro devido à perda de neurônios”, explica Danielle.
Os principais fatores de risco do Alzheimer são a idade, o histórico familiar e a baixa escolaridade. Por isso, para prevenir a doença, é importante manter a mente ativa através de jogos, leitura ou estudo, além de não consumir bebida alcóolica e nem fazer uso de cigarro. É recomendado ainda realizar atividades em grupo, exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
Também é necessário fazer o diagnóstico precoce para melhorar os sintomas e estabilizar a doença.
Entre os sinais, estão problemas de memória, dificuldades para a resolução de problemas e desenvolvimento de tarefas, mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares, problemas com a comunicação, confusão sobre locais, pessoas e eventos, alterações visuais que dificultam o entendimento das imagens.
Tenho percebido que o Alzheimer esteja mais fortemente atrelado a pouca renovação da memória: tipo o guarda roupa que tem acumulado muitas peças de roupa e poucas sendo usadas! Tem pessoas que adotam a máxima: “Nem que morra velhinho, me esquecerei”. A informática nos ensina: muita memória acumulada lentifica o HD e/ou ocasiona “memória Insuficiente” para salvar o novo arquivo! E o Ser Humano tem em seu “HD” por dever de ofício um leque de memórias repetitivas relacionadas a vida cotidiana inerente a sua sua Autonomia Pessoal: Cuidados pessoais, trabalho, o ir e vir, ai imagina agregar ainda fatos vividos que queira eternizar!!!