Da Redação
MANAUS – Um grupo de 60 militantes do PT promove, na manhã desta quarta-feira, 24, em frente ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Manaus, manifestação de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Recurso de Lula contra a condenação a 9 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro é julgado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).
Os manifestantes exibem faixas e cartazes nos quais defendem que Lula seja candidato à Presidência da República na eleição deste ano. “Estamos aqui para defender a democracia, defender o direito do povo brasileiro de escolher seu representante”, disse a servidora pública Cristiane Sales. “Acreditamos que o governo do presidente Lula foi progressista e popular e tirá-lo da eleição é tirar o direito do povo de exercer seu dever cívico e democrático. Se é para ter liberdade, deixem Lula ser candidato. Fora isso é a ditadura do Judiciário, que representa uma elite e não o povo brasileiro”, declarou.
O advogado Paulo Bezerra, filiado ao PT, disse que o processo contra o ex-presidente tem vícios e falhas jurídicas ‘inadmissíveis’. “Nós pretendemos resgatar a segurança jurídica de todos os brasileiros. Não é apenas o Lula que está em questão, é a democracia, é a segurança jurídica de todo o povo brasileiro. Estamos lutando prioritariamente pela democracia e segurança jurídica dos brasileiros”, disse.
A manifestação é tranquila, acompanhada apenas por uma patrulha da Polícia Militar, e não interferiu no funcionamento do TRF1, que trabalha normalmente.
(Colaborou Patrick Motta)