Da Redação
MANAUS – A quarta edição do ‘Manhã Cultural’, evento da Editora Valer, terá a exposição ‘Manaus em Miniaturas’, do arquiteto e artista plástico Carlos Melo, com miniaturas de monumentos históricos da cidade. O evento será sábado (23) no Parque do Mindu. Haverá oferta de livros com desconto de 50%. O evento começa às 8 e vai até às 11h.
Com o tema ‘A cidade de Manaus’, a atividade cultural terá participação de escritores com sessão de autógrafos. Quem comprar qualquer obra, a partir de R$ 30, ganha uma pulseira para o café da manhã servido no local.
O professor, pesquisador e artista plástico Otoni Mesquita apresentará a obra ‘La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos (1890-1900)’; o presidente do Concultura e poeta Tenório Telles falará ‘Manaus – Solo Dissonante’; e o escritor e dramaturgo Márcio Souza irá expor ‘Motins Políticos’, de Domingos Raiol.
O doutor em História e indigenista especializado da Funai (Fundação Nacional do Índio), Amilcar Aroucha Jimenes, que é amazonense e mora no Paraná, virá para o evento lançar o livro ‘Sobre flechas e canetas’; e o compositor, poeta e jornalista Aldísio Filgueiras trará ‘Nova subúrbios e Cidade do puro nada’.
De fora do Amazonas, a professora, mestre em História pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), Deusa Costa, virá com ‘Quando viver ameaça a ordem urbana’. A professora e ex pró-reitora de Extensão e Interiorização da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Magela Andrade, apresentará o Cidade Mítica, obra póstuma da sua irmã, a artista plástica Bernadete Andrade (1953-2007); e a jornalista Patrícia Marinho, filha de Joaquim Marinho, radialista, jornalista e agitador cultural, comentará a obra do pai ‘Cartões-postais do acervo de Manaos Brazil – Carte Postale’.
De acordo com a diretora de eventos da Valer, Marília Maciel, o ‘Manhã Cultural’ especial aniversário de Manaus será interativo. “Vamos ter a conversa com autores, exposições, grandes lançamentos e teremos um momento para cantar parabéns para nossa cidade, com direito a um bolo em homenagem aos 352 anos da capital amazonense”.
Além das apresentações das obras e da exposição ‘Manaus em Miniaturas’, outra exposição que fará parte do evento é “Viva Manaus”, com curadoria da manauara, artista visual, fotógrafa e engenheira, Adriana de Lima, em parceria com os fotógrafos Sérgio Corrêa da Costa, Rayci Coelho, Jorge de Borba e Lucio Cunha, mostrando Manaus viva pelo clique dos artistas.