
Da Redação
MANAUS – Cai a incidência de acidentes de trânsito no Amazonas. De janeiro a setembro de 2021 a redução foi de 15,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em Manaus, a diminuição foi de 17,6%. A redução ocorre mesmo sem radares de fiscalização de velocidade na capital.
Esses índices são referentes a acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas. Os casos com vítimas fatais aumentaram 11,9% no estado.
Rodrigo de Sá, diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), avalia que o resultado ocorre por conscientização dos condutores e ações de fiscalização. “É comprovado que em 90% dos acidentes de trânsito há uma ação ou omissão humana, e a gente precisa da colaboração dos condutores para manter esses números em queda”, disse.
Os acidentes no interior representaram 42% dessas ocorrências. Em 2020, foram 226 casos. Neste ano, até outubro, foram 253.
“A gente atribui (o aumento de acidente fatais) muito à desorganização do trânsito em vários municípios. A municipalização do trânsito é um tema de extrema importância que cabe aos prefeitos”, disse Rodrigo de Sá.
A Detran planeja uma fiscalização mais intensa no interior em 2022. Sinalização e atividades educacionais de trânsito também deverão ser implementadas.