Por Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação
MANAUS – A diretoria do Manaus FC apresentará representação na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) contra a arbitragem da partida de estreia na Série C 2022, na noite de segunda-feira (11), em Pelotas (RS). O Gavião Norte empatou em 1 a 1 com o Brasil (RS) no Estádio Bento Freitas. O clube questiona a expulsão do atacante Raphael Ibiapino ao se chocar com zagueiro adversário e pênalti marcado pelo árbitro mineiro André Luiz Skettino Policarpo Bento aos 42 minutos do segundo tempo.
“A Diretoria do Manaus FC vem a público informar que entrará com uma representação na CBF contra a arbitragem da partida de ontem [segunda-feira] na estreia da Série C 2022”, informa o clube em nota.
Os dirigentes citam que os erros da arbitragem influenciaram diretamente no resultado do jogo. “O que vinha sendo um grande confronto realizado pelo Manaus FC e Brasil acabou definido por uma sequência de erros que determinaram o resultado da maneira mais injusta possível – inclusive, ressaltadas pela mídia esportiva nacional”.
Na nota, o Manaus lembra que não é a primeira vez que é prejudicado e pede que os time do Norte do Brasil tenham o mesmo respeito dado a equipes de outras regiões. “Mas já não é a primeira vez que o clube passa por isso. Os times do Norte precisam ser vistos com o mesmo respeito das demais equipes do Brasil e é inadimissivel que na competição – na sua primeira rodada – aconteçam esses absurdos. O Manaus sempre trabalhou para que seus resultados sejam condizentes com o que apresenta em campo, e reafirma seu compromisso de seguir honrando a Série C, como tem feito nesses 3 últimos anos”.
De acordo com os dirigentes, a situação foi tão evidente que o clube recebeu mensagens de apoio e solidariedade de diversos lugares do Brasil. “A diretoria agradece as mensagens de apoio de todo lugar do Brasil e saibam que o clube não vai mais tolerar resultados outros que não condizem com o profissionalismo”.
A nota afirma que quando o clube erra, sofre punição. E cobra tratamento idêntico para os erros cometidos pelos árbitros. “Quando o clube erra é punido. Quando a arbitragem erra, o que acontece? Cadê o Fair Play? Até quando isso vai continuar?”
O jogo
Brasil e Manaus FC jogaram na noite de segunda-feira (11) em Pelotas, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C. O Gavião do Norte abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, gol de Silvano.
No segundo tempo, aos 11 minutos, numa disputa aérea no meio de campo, o atacante Raphael Ibiapino se chocou com o zagueiro Gilberto Alemão e foi expulso, com cartão vermelho direto. Na súmula, o árbitro mineiro relatou que o jogador do Manaus foi expulso “por golpear com o ombro o queixo do seu adversário”.
Aos 37 minutos outro lance que justificou a representação anunciada pelo Manaus FC. Weriton desarmou Léo Ferraz e o árbitro marcou pênalti contra o time amazonense. Marllon cobrou e empatou, aos 42 minutos.
Outros resultados
A Série C 2022 tem um novo formato, com confrontos diretos entre os 20 clubes participantes. Até o ano passado era disputada com a divisão em dois grupos de 10 times. Nove jogos foram realizados, entre sábado (9) e segunda-feira (11). A partida entre ABC (RN) e Paysandu foi adiada para 20 de abril.
Os resultados da primeira foram:
Ypiranga (RS) 0 a 2 Aparecidense (GO)
Atlético (CE) 0 a 1 Campinense (PB)
Clube do Remo 2 a 1 Vitória (BA)
Botafogo (PB) 2 a 1 São José (RS)
Volta Redonda (RJ) 1 a 1 Figueirense (SC)
Floresta (CE) 1 a 0 Confiança (SE)
Altos (PI) 1 a 3 Botafogo (SP)
Mirassol (SP) 2 a 1 Ferroviário (CE)
Sete clubes lideram a competição com três pontos: Botafogo (SP), Aparecidense, Mirassol, Clube do Remo, Botafogo (PB), Floresta e Campinense. Na oitava posição estão empatados, com 1 ponto, Volta Redonda, Brasil, Figueirense e Manaus FC. Ainda não pontuaram Confiança, Atlético, Vitória, São José, Ferroviário, Ypiranga e Altos não pontuaram. ABC e Paysandu não jogaram ainda.